HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Regiões Sul, Norte e Nordeste têm alerta para chuvas intensas nesta 4ª feira

Publicado em 03/08/2022 10:36 e atualizado em 03/08/2022 11:30
Região Central do país continua em atenção para tempo muito seco nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma nova frente volta a deixar áreas do Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o centro-sul do Rio Grande do Sul tem alerta entre amarelo e laranja para chuvas intensas nesta quarta-feira (3). 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que a chuva avance para outras áreas do estado gaúcho, mas sem volumes significativos de chuva. Para essa área, no entanto, a tendência é de precipitação acima de 50mm nas próximos dias. 

"Quarta-feira com sol forte, sem chuva e calor à tarde na maioria das áreas do Brasil. Na Região Sul, o sol predomina no Paraná e em Santa Catarina. Pancadas de chuva ocorrem no centro, oeste, leste e sul do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no sul e sudoestem gaúcho", complementa a previsão da Climatempo. 

A chuva continua sendo previsto apenas nos extremos do Brasil nesta quarta-feira (3), e além do Sul, também há previsão de precipitação significativa no Norte e Nordeste do país. Na faixa litoranea do Nordeste, entre Alagoas e Pernambuco, o Inmet inclusive emitiu alerta vermelho para acumulado de chuva no período. 

"Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação. 

Já a região Central do Brasil continua com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar no período da tarde. O Inmet também mantém toda área em alerta, com destaque para o norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e centro-oeste de Goiás, onde a umidade deve ficar entre 20% e 12%. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 03-08-2022 10-37-18
Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida

O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) continua mantendo a condição do avanço da umidade em algumas áreas do centro-sul do Brasil nos próximos sete dias, levando alívio para o tempo muito seco em alguns pontos. 

No período entre 3 e 11 de agosto, o NOAA indica chuvas entre 20mm e 70mm em alguns pontos do centro-sul, com destaque para o Paraná que pode receber chuvas ainda mais significativas no período. O mapa mostra ainda condição para chuva em São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso. 

No período entre 11 e 19 de agosto, o modelo NOAA mantém a condição de chuva nos três estados do Sul do Brasil, com precipitação entre 20mm e 30mm nessas áreas, mas reduz a chance de chuvas mais expressivas nas demais áreas do centro-sul do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário