HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com muita instabilidade no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 08/08/2022 10:37
Chuva deve levar alívio para áreas com mais de 90 dias sem chuvas no Brasil Central

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a semana começa com tempo instável e com queda nas temperaturas no Centro-Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, no Sul do Brasil, um sistema de baixa pressão e o fluxo dos ventos favorece a formação de nuvens mais carregadas na área, inclusive com alerta para temporais em pontos dos três estados. 

"A chuva já se espalhou sobre parte do Sul do Brasil neste fim de semana e ainda há expectativa para chuva moderada a forte, até com risco de temporais nesta segunda-feira, principalmente no litoral norte gaúcho, leste catarinense e interior do Paraná. A capital Florianópolis deve ter os maiores acumulados", afirma a previsão. 

A direção dos ventos vai favorecer também a formação de nuvens mais carregadas e alívio para algumas áreas do Brasil Central. No Centro-Oeste, a Climatempo alerta para temporal no Mato Grosso do Sul e também no sul do Mato Grosso. A previsão indica ainda condição para chuva com volume mais baixo nas demais áreas do Mato Grosso e sul de Goiás. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados entre 20mm e 30mm no Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas, com tendência de chuvas ainda mais expressivas na terça-feira (9), indicando acumulados de até 50mm em algumas áreas e previsão de precipitação mais elevada também no sul do Mato Grosso. 

Já para o Sudeste do Brasil, o modelo prevê precipitação de até 30mm no sul de São Paulo neste início de semana. O sistema deve avançar para as demais áreas do estado paulista e também até o sul de Minas Gerais até a próxima quarta-feira (10). 

"O tempo fica instável nestas áreas, com predomínio de céu nublado e com chuva em vários momentos. O risco de temporal é maior no oeste paulista, mas também não se descarta o risco de chuva moderada a forte em outros pontos, como na cidade de São Paulo. No centro-sul do Rio De Janeiro a chuva só chega à noite, mas já refresca bastante em relação ao fim de semana", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 08-08-2022 10-39-33
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário