HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ciclone extratropical e frente fria deixam Centro-Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas nesta 3ª feira

Publicado em 09/08/2022 10:27 e atualizado em 09/08/2022 11:00
Cenário é mais crítico no Sul do Brasil, que tem áreas alerta vermelho nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

Esta terça-feira (9) será mais um dia marcado por muita instabilidade no Centro-Sul do Brasil. Além do avanço de uma frente fria, um ciclone extratropical vai favorecer a formação de nuvens carregadas em toda área. De acordo com a Climatempo, a frente fria avança nas próximas 24 horas pelo Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Já o ciclone vai ser o responsável por chuvas intensas no Sul do Brasil. 

Devido a atuação do ciclone extratropical, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas entre laranja e vermelho válido nesta terça-feira (9) no Sul do Brasil. O cenário mais crítico é previsto para a faixa litorânea dos três estados. "Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma a publicação oficial. 

No norte do Rio Grande do Sul, demais áreas de Santa Catarina, boa parte do Paraná e em áreas do Mato Grosso do Sul, o alerta é laranja para chuva entre 30 e 60mm/h  ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Já o avanço da frente fria deixa São Paulo, norte do Mato Grosso do Sul, áreas do Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás em alerta amarelo para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

"Quase toda a Região Centro-Oeste tem um dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. O sol e o tempo seco ainda predominam no Distrito Federal e no norte e leste de Goiás. O dia fica nublado e chuvoso no  no oeste, centro e leste de Mato Grosso do Sul. A temperatura está em declínio neste estado e em Mato Grosso e no centro, sul e oeste de Goiás", complementa a Climatempo. 

O modelo Cosmo prevê a permanência da chuva nessas áreas, pelo menos até quinta-feira (11). Os dois sistemas devem começar a perder força a partir de de quarta-feira quando os volumes devem começar a diminuir em todo o Centro-Sul do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 09-08-2022 10-39-33
Fonte: Inmet


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário