HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Faixa leste da região Sul em alerta para chuvas intensas e Central do Brasil tem declínio nas temperaturas

Publicado em 10/08/2022 11:17 e atualizado em 10/08/2022 13:18
Ciclone extratropical ainda favorece ventos e condição de chuva em algumas áreas do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

A atuação de um ciclone extratropical ainda favorece a umidade no Sul do Brasil, deixando a faixa leste dos três estados em alerta vermelho para chuvas intensas. "Há risco de deslizamento de terra e alagamentos por causa do grande acúmulo de chuva até o fim da semana", afirma a Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 70mm em Santa Catarina. Mostra ainda a tendência de chuva entre 20mm e 30mm no norte do Rio Grande do Sul e áreas de instabilidade no Paraná. 

A circulação dos ventos também favorece chuvas no Sudeste do país nas próximas 24 horas, com destaque para São Paulo e sul de Minas Gerais que podem receber acumulados entre 20mm e 30mm no período. " O sol e calor ainda predominam no nordeste de Goiás (divisa com a Bahia), no noroeste e nordeste de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo", complementa a Climatempo. 

A consultoria destaca ainda que quase toda a Região Norte tem períodos de sol e pancadas de chuva. O Tocantins, o centro, leste e norte do Pará têm sol forte. A chegada do ar polar ao Acre, Rondônia e ao sul do Amazonas provoca a friagem.

Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 10-08-2022 11-25-28
Fonte: Inmet 

 

Os modelos mostram ainda que a chuva começa a perder força e uma massa de ar frio de origem polar vai se espalhar pelo Brasil, provocando queda acentuada nas temperaturas no Sul, Sudeste e Centro Oeste. A Climatempo acrescenta ainda declínio nas temperaturas em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. 

O Inmet emitiu alerta para declínio de temperatura no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Goiás, válido até as 10h da próxima sexta-feira, dia 12. O sistema de previsão de geada do Inmet prevê condição para o evento climático na próxima madrugada com intensidade entre fraca e moderada em áreas dos três estados do Sul, em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Veja no mapa as áreas com previsão de geada na próxima madrugada: 
 

Geada
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário