HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ar seco e frio impede avanço de novas chuvas e mantém temperaturas mais baixas no Brasil

Publicado em 12/08/2022 10:53 e atualizado em 12/08/2022 11:39
Nova rodada de chuva deve entrar no Sul apenas na próxima semana e sem condição para avançar nas demais áreas

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana foi marcada pelo avanço de uma frente fria, que confirmando as previsões anteriores, levou alívio para algumas áreas da região Central do Brasil. A chuva ainda não chegou para todos, mas depois de mais de 90 dias sem precipitação, alguns pontos do país registraram alívio nas temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. 

Segundo dados coletados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos três dias foram registradas chuvas de até 20mm em áreas do Mato Grosso, extremo sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo. Na região Sul do Brasil, as chuvas mais expressivas, chegando a 60mm na faixa litorânea dos três estados e precipitação entre 20mm e 30mm nas demais áreas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

Últimos três dias 120822
Fonte: Inmet 

 

Após a passagem da chuva, que inclusive trouxe transtonos no Sul do Brasil, as previsões indicam temperaturas amenas e tempo muito seco em boa parte do país. Desde ontem as madrugadas estão mais frias, com potencial para geada, mas sem relatos de problemas nas áreas de produção agrícola. 

Segundo a Climatempo, o ar frio ainda mantém as temperaturas baixas nos três estados da região Sul, no Sudeste, Centro-Oeste, no Acre e Rondônia. Durante o final de semana a tendência que as áreas sul e leste da Bahia tenham queda na temperatura. 

"A presença desse ar frio reduz a umidade do ar e dificulta o crescimento de nuvens sobre o país. Assim, no decorrer desta sexta-feira, a maior parte do Brasil fica ensolarado, com poucas nuvens e sem condições para chuva. Isto vai permitir muitas horas com sol forte para aquecer o ar e uma rápida elevação da temperatura causando uma grande amplitude térmica durante o dia", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

temperatura
Fonte: Inmet

 

De acordo com modelo Cosmo, um novo sistema deve devolver a condição de chuva para o Sul do Brasil apenas no início da próxima semana. A tendência é que uma nova rodada de chuva entre pelo Rio Grande do Sul e na segunda-feira avance para Santa Catarina e Paraná, com previsão de precipitação de até 50mm em áreas do Rio Grande do Sul. Dessa vez a chuva não teve ter força para avançar para as demais áreas do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo Brasil nos próximos dias: 

GIF 12-08-2022 10-56-10 xxxx
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário