HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Muita instabilidade e até granizo no Centro Sul do BR; frio vem logo atrás e com previsão de geada forte

Publicado em 16/08/2022 10:53
Massa de ar frio está sendo monitorada e não estão descartados risco de geada em áreas de café e laranja em SP e MG

Logotipo Notícias Agrícolas

As próximas 24 horas serão marcadas por muita instabilidade e a chuva chega com "pacote completo" em áreas do Centro-Sul do Brasil. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria segue favorecendo a formação de nuvens carregadas nos três estados da região Sul e também no Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (16). 

O Inmet emitiu alerta para tempestade em toda área e a chuva deve acontecer em forma de tempestade e com risco de queda de granizo em áreas de produção agrícola. No sul do Mato Grosso do Sul, centro-oeste do Paraná, em Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul, o meteorologista alerta ainda para precipitação expressiva até a próxima madrugada. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas de até 50mm nos quatro estados, com destaque para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná que devem receber as chuvas mais significativas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o aviso publicado na página do Inmet. 

A tendência é que a partir do dia 19, próxima sexta-feira, a chuva avance para as demais áreas do Mato Grosso do Sul, chegando até São Paulo e no extremo sul do Mato Grosso, levando uma nova rodada de alívio para o tempo seco em algumas áreas. Até lá, no entanto, a condição no Brasil Central continuará sendo de alerta para baixa umidade relativa do ar. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 16-08-2022 11-36-10
Fonte: Inmet

Com o avanço das chuvas para outras áreas, uma nova massa de ar frio vai entrar pelo sul do Brasil e derrubar as temperaturas em toda área. Os modelos mostram condição para geada já na madrugada de sexta-feira em todo Sul do Brasil, inclusive com potencial para intensidade forte em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. 

O meteorologista afirma ainda que a frente fria deve avançar para as demais áreas do país, provocando mais um episódio de friagem, derrubando as temperaturas em São Paulo, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e chegando até Rondônia. As condições estão sendo monitoradas, mas não estão descartados riscos de geadas em áreas de café e laranja no Sudeste do país. 

Veja a previsão de massa de ar frio: 

GIF 16-08-2022 10-56-39frio
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

    Aqui no MT, região de Nova Mutum, já teve alteração das condições desde ontem. Houveram chuvas fracas em pontos alternados e hoje, já há novas formações.

    Outras fontes esperam chuvas razoáveis para cá, diferente que do que está sendo dito neste prognóstico. Qual o motivo de tanta diferença?

    1