HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet alerta para muito granizo no MS e no Paraná e frio chegando para derrubar em até 10ºC as temperaturas

Publicado em 17/08/2022 11:34 e atualizado em 18/08/2022 09:51
Condição para geada está sendo monitorada e pode chegar até o Sudeste do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

As atenções do setor produtivo estão voltadas para a nova onda de ar frio que deve derrubar as temperaturas em 10ºC em boa parte do Brasil nos próximos dias, mas até a condição é de alerta para o Centro-Sul do Brasil que continua com muito instabilidade e pode ter problemas em áreas de produção agrícola nas próximas 24 horas.

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que além da frente fria que já atua na região desde o início da semana, uma nova frente avança pelo Sul do Brasil e vai intensificar a formação de nuvens carregadas pela área,  com raja de vento, descarga elétrica e queda de granizo no Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e Santa Caratina. 

Com a chegada da nova frente fria, o volume de chuva nessas áreas também deve ser expressivos entre esta quarta e quinta-feira (17). O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê acumulados de até 70mm no norte do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina, Paraná e no centro-sul do Mato Grosso do Sul. 

"O que traz certa preocupação é a previsão de granizo nessas áreas, que pode trazer prejuízos para áreas de lavoura", afirma o especialista. 

A tendência é que a chuva avance também para pontos de São Paulo nos próximos dias, porém com volumes mais baixos. O alívio para o tempo seco também pode chegar para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, mas nessa área, as chuvas também não chegam com intensidade. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 17-08-2022 11-36-10
Fonte: Inmet 


Chegada do frio

Já com relação a massa de ar frio, a previsão indica queda nas temperaturas já na noite da quinta-feira (18), para sexta-feira o Inmet prevê geada ampla entre moderada e forte nos três estados da região Sul do Brasil. 

Mamedes explica que a massa de ar frio terá força para avançar para as demais áreas do país, derrubando as temperaturas máximas em 10ºC de norte a sul. O frio está sendo monitorado, mas não estão descartadas as chances de geadas em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais, podendo afetas áreas de café. 

O Inmet acrescenta que entre sexta (19) e sábado (20), as temperaturas mínimas previstas para Porto Alegre vão variar entre 1°C e 5°C. Já no sul e oeste gaúcho, entre -1°C e 1°C, e nas áreas altas da serra gaúcha, assim como no planalto sul catarinense, entre -6°C e -3°C. No Paraná, as temperaturas mínimas previstas são entre -3°C e 0°C na serra e no planalto.

No sábado, a previsão é de geada no sul, sudoeste e em áreas isoladas do centro do Mato Grosso do Sul, na divisa de São Paulo com o Paraná e, de forma ampla, no Sul do Brasil, sendo de intensidade moderada a forte entre o norte do Rio Grande do Sul, centro-sul do Paraná e, também, na serra do sudeste-RS (figura 2). Além disso, o frio chega ao sul de Goiás e de Minas Gerais e ao Rio de Janeiro.

"A chuva perde intensidade na sexta-feira (19), mas o frio persiste. Na retaguarda da frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. O risco de geada aumenta em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas. Até Porto Alegre pode registrar geada no começo do dia. O fenômeno pode ser registrado também no sábado (20), de forma ampla, nos três estados, com exceção apenas para as áreas litorâneas e as capitais", complementa a Climatempo. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário