HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria provoca nova rodada de pancada de chuva com trovoadas em parte do Sul do Brasil

Publicado em 08/09/2022 10:56
Sistema ainda não terá força para quebrar massa de ar seco e chuva não chega nem mesmo no Paraná

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma nova frente fria vai favorecer mais uma rodada de chuvas em áreas do sul do Brasil a partir desta quinta-feira (2). Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem do sistema vai favorecer a formação de nuvens carregadas, com previsão de trovoadas e pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 

Segundo o modelo Cosmo, a passagem do sistema será rápida e não terá força para avançar nem mesmo para o Paraná. Com relação aos volumes, a tendência é de precipitação entre 20mm e 30mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nas próximas 48 horas. No final de semana, o tempo já volta a ficar seco também nessas áreas. 

"No Rio Grande do Sul, há previsão de pancadas de chuva muito isoladas com moderada até forte intensidade no sul e na fronteira com o Uruguai devido a uma frente fria que passa bem afastada em alto mar, mas as temperaturas sobem nas demais áreas e não chove", afirma a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 08-09-2022 10-57-55
Fonte: Inmet 

Nas demais regiões do país, a tendência continua sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. Os modelos mostram que apenas a partir do dia 14 uma rodada de chuva pode avançar para algumas áreas da região central, mas ainda não se trata do retorno da estação chuvosa, mantendo a condição de precipitação muito irregular em toda área. 

Até lá, o Inmet segue mantendo alertas entre amarelo e laranja para baixa umidade relativa do ar. A condição mais crítica é esperada para o centro-norte do Mato Grosso do Sul, áreas do Mato Grosso, centro-oeste de Goiás, Tocantins, áreas da Bahia, extremo sul do Maranhão e sul do Piauí, regiões onde a umidade relativa do ar podem variar entre 20% e 12%. 

Segundo atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos próximos sete dias há condições para início do avanço das chuvas para áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com previsão de precipitação entre 25mm e 30mm no período. 

Entre os dias 16 e 24 de setembro, o modelo norte-americano prevê chuvas de até 100mm nos três estados do Sul do Brasil e volumes mais significativos no extremo sul de São Paulo, além de indicar a possível formação de um corredor de umidade, condição que está sendo monitorada pelo Inmet e todo setor produtivo para início da safra. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário