HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria ainda provoca chuva no Sudeste e Inmet emite novos alertas para baixa umidade no centro-norte do BR

Publicado em 15/09/2022 10:53 e atualizado em 15/09/2022 12:12
No Matopiba, alerta é vermelho e umidade pode chegar a 12% nesta quinta-feira (15)

Logotipo Notícias Agrícolas

Esta quinta-feira (15) será mais um dia marcado por instabilidade em áreas do Sudeste. A chuva ainda é reflexo de uma frente fria que avançou pelo país nos últimos dias, levando alívio para áreas do centro-sul do Brasil. 

De acordo com as previsões da Climatempo, a chuva se espalha mais no estado do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, nessas áreas o tempo deve ficar bem instável e a chuva deve ser frequente. Por outro lado, na Grande Belo Horizonte, o tempo firme persiste com sol e calor.

Também são previstas rajadas de vento de 40 a 50 km/h em Vitória, litoral sul do Espírito Santo, costa do Maranhão, norte e leste do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, interior de Pernambuco e norte da Bahia.

A consultoria acrescenta ainda que as áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina também vai favorecer as condições de chuvas pelo sul do Brasil. Os modelos mostram previsão de chuva em Santa Catarina e Paraná, podendo também atingir áreas isoladas do Rio Grande do Sul. 

"No entanto, não há expectativa de chuva volumosa na Região Sul. A chuva deve de fraca a no máximo moderada intensidade em algumas áreas entre Santa Catarina e o Paraná, contudo como a frente fria já está afastada da Região e as temperaturas baixas, não há condições para provocar chuvas intensas", acrescenta. 

No interior do Brasil, o destaque continua sendo o tempo seco e baixa umidade. O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas entre amarelo e vermelho para baixa umidade válido no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, áreas de Minas Gerais, oeste da Bahia, Piauí e parte do Nordeste. 

O cenário mais crítico, com alerta vermelho, é previsto para o norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e centro-sul do Piauí. " Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais", destacou a publicação oficial na página do Inmet para essas áreas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 15-09-2022 10-54-38
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário