HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Últimos dias do inverno serão marcados por chuvas em quase todo Brasil

Publicado em 19/09/2022 10:17
Semana pode marcar retorno de volumes mais expressivos no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Os últimos dias de inverno serão marcados por áreas de instabilidade e muita chuva por quase todo o Brasil, de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo. A semana marcará o retorno de chuvas com precipitação mais expressiva no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, além de manter a condição para chuvas no Sul do Brasil. 

"No estado de São Paulo a chuva já começa a se espalhar nesta segunda-feira, mas ainda de forma isolada. Não chove na capital. Da terça-feira em diante as condições de chuva aumentam e volta a chover na Grande SP. A Climatempo alerta para muita chuva da noite de quarta-feira(21) até a quinta-feira(22)", afirma a consultoria. 

A Climatempo destaca que até o dia 22, próxima quinta-feira e primeiro dia da primavera, os três estados do Sul do Brasil têm risco de tempestade. As previsões também valem para o Centro-Oeste e áreas do Norte do Brasil. 

"Com a chuva volumosa prevista, não dá para descartar o risco de alagamentos e até deslizamentos em alguns pontos. Os ventos intensos também podem provocar alguns transtornos pelo país. Será uma semana de bastante atenção", afirma. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 50mm em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24 horas. Para o Sul do Paraná o Inmet prevê chuvas entre 20mm e 30mm neste início de semana. 

O modelo mostra ainda que as áreas de instabilidade devem avançar para o Sudeste entre terça e quarta-feira, com acumulados de até 20mm em áreas de São Paulo. No dia 22, o Inmet prevê chuva em generalizada em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e em pontos do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 50mm nessas áreas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 19-09-2022 10-18-53
Fonte: Inmet 


Veja também a previsão do modelo GFS para essa semana: 
 

gfs_apcpn24_samer_fh24-96
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário