Centro-Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas nesta 5ª feira; atenção no Paraná

Publicado em 20/10/2022 11:07 e atualizado em 20/10/2022 13:47
Chuvas continuam volumosas no estado que já registrou problemas em áreas de produção nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

A quinta-feira (20) será mais um dia de bastante instabilidade no Centro-Sul do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para toda área do Centro-Sul do Brasil válido nas próximas 24 horas.

Áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas por toda área. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o alerta oficial do Inmet. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê precipitação de até 70mm no extremo sul do Paraná nas próximas 24 horas. Vale lembrar que chove na região há quase uma semana e o excesso de chuva já traz problemas nas lavouras de soja, milho e feijão. 

No Rio Grande do Sul, a tendência é de chuvas mais expressivas no oeste do estado, com acumulado entre 20mm e 40mm. A tendência é que continue chovendo na região Sul do Brasil nas próximas 48 hors, com destaque também para o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, com acumulados entre 20mm e 40mm. 

Também chove no Mato Grosso do Sul e o avanço da umidade deve levar chuva para todo estado e também para áreas de São Paulo ainda na sexta-feira (21). O avanço das chuvas também leva umidade para o Mato Grosso, com acumulados previstos entre 20mm e 40mm. 

"Há alerta para temporais generalizados, com intensa atividade elétrica atmosférica (raios), rajadas fortes de vento, que variam entre 60 e 80km/h e risco de queda de granizo (inclusive em Curitiba e em Campo Grande). No sul de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul do Paraná e no extremo oeste de Santa Catarina, a situação é de perigo porque os temporais serão mais intensos e a chuva será muito volumosa", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

GIF 20-10-2022 11-09-49
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário