HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Inmet alerta para chuvas intensas espalhadas pelo Brasil nesta 6ª feira

Publicado em 28/10/2022 10:41 e atualizado em 28/10/2022 12:32
Em áreas do Matopiba a baixa umidade e as temperaturas voltam a colocar a região em estado de atenção

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de uma semana marcada por altas temperaturas em várias regiões do Brasil, o avanço de uma frente fria vai favorecer a formação de nuvens carregadas pelo Brasil nesta sexta-feira (28) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas válido em todas áreas do Brasil. 

As chuvas mais intensas são previstas para o centro-norte do Paraná, região centro-sul no Mato grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, em alerta laranja nesta sexta-feira. Segundo o Inmet, é esperado chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

A região central do país também está na rota da chuva, com alerta amarelo para tempestade nas demais áreas de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e também no Matopiba com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. 

Na região Nordeste, a Climatempo destaca que o ar seco volta a ganhar força, impedindo a formação de nuvens carregadas pela área. " Há previsão de pancadas de chuva passageiras no litoral, desde o Rio Grande do Norte até Alagoas. Pancadas de chuva com raios acontecem em algumas áreas do centro-oeste e noroeste da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí. Chove várias vezes durante o dia no sul e leste da Bahia e sobre o estado de Sergipe", afirma a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 28-10-2022 10-42-56
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA), prevê que os próximos sete dias serão marcados pela permanência das chuvas no Matopiba, Sudeste, Santa Catarina e Paraná.

No período entre 28 de outubro e 5 de novembro, o NOAA prevê acumulados entre 50mm e 90mm no Matopiba e na faixa oeste de Santa Catarina e Paraná. Também chuvas com volumes entre 60mm e 70mm na região Sudeste do Brasil. Há ainda previsão de chuvas para o Centro-Oeste, mas de forma irregular. 

Nos dias entre 5 e 13 de novembro, o NOAA prevê a redução dos volumes em boa parte do país. A tendência é de chuvas com volumes mais baixo em toda área. No Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e no Matopib a tendência é de uma semana com tempo mais seco. 

Veja a previsãoe estendida para todo Brasil: 

NOAA 281022
Fonte: NOAA 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário