HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva sem trégua: ZCAS mantém áreas de instabilidade no Centro-Norte do Brasil nesta 3ª feira

Publicado em 29/11/2022 10:46 e atualizado em 29/11/2022 11:23
Inmet emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas válido em toda área nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

Esta terça-feira (29) será mais um dia marcado por chuvas intensas no Centro-Norte do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua favorecendo a formação de nuvens carregadas nessas áreas e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas entre amarelo e laranja de chuvas intensas válido nas próximas 24 horas nessa região. 

Segundo a publicação oficial do Inmet, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí têm alerta laranja para chuvas intensas válido até as 10h de amanhã. Nessas áreas, é prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Também continua chovendo em áreas isoladas de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. Todas essas áreas tem previsão de precipitação podendo chegar a 50mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

A Climatempo acrescenta que o ar quente úmido que segue predominando no Brasil e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera favorecem as chuvas pelo país. 

"Apenas o centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul permanece sem chuva. Permanece a situação de alerta para o tempo muito chuvoso no leste do Paraná e de Santa Catarina. Há previsão de muita chuva também para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis", afirma a consultoria. 

Para os próximos dias, a tendência é que continue chovendo em todo Brasil nos próximos dias. Segundo o modelo Cosmo, a trégua na chuva será rápida e um novo sistema deve avançar pela faixa oeste do país ainda nesta semana. 

Na virada do mês, as chuvas mais significativas são previstas para o oeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com acumulados que podem chegar a 70mm.  A tendência é que as chuvas avancem para Minas Gerais e áreas do Matopiba, enquanto a região Sul do Brasil deve continuar com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

GIF 29-11-2022 10-48-16
Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva por todo Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 29 de novembro e 7 de dezembro, o NOAA prevê chuvas entre 50mm e 100mm, com exceção do Rio Grande do Sul que deve receber os volumes mais bnaixos no período. Segundo o modelo norte-americano, a tendência é que a condição se estenda até o dia 15 primeiro de dezembro. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 2911
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário