HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas continuam no Centro Norte do Brasil e região Sul tem alerta para onda de calor

Publicado em 06/12/2022 10:43 e atualizado em 06/12/2022 11:40
Volumes continuam expressivos na região Central; temperaturas podem ultrapassar os 34ºC no Sul do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta terça-feira (6) será mais um dia de chuvas intensas nas regiões Central e Norte do Brasil. 

As áreas de instabilidade continuam influenciando a formação de nuvens carregadas por toda área, colocando pelo menos 10 estados em condição de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica", afirma o Inmet em alerta válido para São Paulo, Minas gerais, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia. 

A tendência é que continue chovendo nos próximos dias nessas áreas, com destaque para São Paulo e Minas Gerais que devem receber as chuvas mais significativas e com acumulados entre 20mm e 30mm até o próximo dia 8 de dezembro. As chuvas também devem continuar sem pausa no Centro-Oeste e em alguns pontos do Matopiba, porém com volumes mais baixos. 

"Áreas de instabilidade sobre o Sudeste do Brasil atreladas a circulação dos ventos na atmosfera e a presença do ar quente e úmido, ainda influenciam na formação de nuvens de chuva sobre o Espírito Santo e Minas Gerais no decorrer desta semana", afirma a Climatempo. 

Ainda de acordo com a consultoria, a partir de quarta-feira (7) as áreas de instabilidade devem ganhar força com a presença de uma área de baixa pressão na costa do Brasil. "No sul mineiro e sul do Espírito Santo, a chuva pode ser forte e ainda mais volumosa. No norte de Minas e centro do Espirito Santo, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas a qualquer momento. Já nas áreas do Espirito Santo próximas à divisa com a Bahia, a chuva será leve e passageira", complementa. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 06-12-2022 10-44-17
Fonte: Inmet 

 

ONDA DE CALOR 

O Inmet também emitiu alerta para onda de calor entre os dias 7 e 9 de dezembro atingindo os três estados da região Sul do Brasil, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média esperada para o período. Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

Onda de calor
Fonte: Inmet 

Segundo a previsão de temperatura do Inmet, as máximas podem ultrapassar os 34 graus, sobretudo na faixa oeste dos três estados. O cenário na região Sul do Brasil é preocupante porque pelo terceiro ano consecutivo as chuvas podem ficar abaixo do ideal para o desenvolvimento da safra de grãos. 

Além do Brasil, o calor intenso deve atingir áreas de produção na Argentina já que os modelos meteorológicos sinalizam que, nos próximos 10 dias, áreas de produção no país poderão ser as mais quentes do planeta, reflexo do terceiro ano de La Niña, segundo um estudo desenvolvido pela Instituto Climático da Univesidade do Maine, nos Estados Unidos publicada no início desta semana pelo Notícias Agrícolas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário