HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Nada de água: Áreas de grãos no RS podem ter temperaturas batendo 40ºC nos próximos dias

Publicado em 24/01/2023 11:00

Logotipo Notícias Agrícolas

As condições climáticas neste primeiro mês de 2023 continuam trazendo problemas para o produtor do Rio Grande do Sul. Já amargando perdas irreversíveis na safra 22/23, nos próximos dias o calor vai ganhar força no estado e nas áreas de produção as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC. 

Segundo informações da MetSul, uma massa de ar muito quente já em atuação há alguns dias no estado vai ganhar força, favorecendo a elevação nas temperaturas. "A semana teve início já com máximas muito elevadas no território gaúcho e as máximas devem se elevar ainda mais a partir de agora", afirma a consultoria. 

Com a massa de ar quente em atuação não há previsão de chuva para os próximos dias na região. Segundo o professor Elmar Floss, que visitou as lavoras de grãos nas principais áreas de produção do estado, a região de Passo Fundo é a que apresenta melhores condições de desenvolvimento. 

"Indo na região da fronteira oeste aí realmente o cenário fica muito pior, a situação é muito dificil. Com relação ao milho, as cooperativas divulgaram na última semana de uma perda até o momento de 42% e a soja, nesta região, já há uma perda na produtividade muito grande. O pior é que as temperaturas nos próximos dias vão ser altas e a previsão de precipitação é muito pequena e mal distribuída. Realmente uma estiagem muito forte no Rio Grande do Sul, pelo terceiro consecutivo", afirma o especialista. 

De acordo com o modelo GFS, a tendência é que o calor intenso permaneça durante toda a semana. O modelo prevê temperaturas chegando a 41ºC em algumas áreas do estado na próxima quarta-feira. 

Com as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar baixa, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta válido até as 18h desta terça-feira (24) no  Rio Grande do Sul. A condição mais crítica é prevista para o centro-oeste do estado. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial. 

Veja a previsão de temperatura para os próximos dias: 

gfs_T2m_samer_fh12-150

Chuva

As áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas na região Central do Brasil nas próximas 24 horas. O modelo Cosmo prevê os volumes mais expressivos de chuva no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os volumes mais significativos são previstos em Minas Gerais, que deve chuvas generalizada no centro-sul do estado com acumulados entre 20mm e 40mm. 

No Centro-Oeste, a consultoria Climatempo destaca que o ar quente e  úmido predomina sobre a região e muitas  áreas de instabilidade crescem na área. "Há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados e no Distrito Federal", complementa. 

Já no Matopiba, as chuvas são previstas no Maranhão e no Tocantins, com acumulados entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. A tendência é que nuvens carregadas se formem nos próximos dias, favorecendo a chuva também no Piauí. Há previsão de chuva para oeste da Bahia, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

GIF 24-01-2023 11-04-01
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário