HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Áreas de instabilidade ainda favorecem muita chuva entre MT e RO

Publicado em 22/03/2023 06:55 e atualizado em 22/03/2023 14:17
Volumes podem ultrapassar os 50mm nos dois estados e a chuva acontecer em forma de pancada

Logotipo Notícias Agrícolas


A quarta-feira (22) será mais um dia de temporais em algumas áreas do Brasil. Apesar da mudança de estação, a fase de transição ainda será marcada por condições típicas do verão: temperaturas elevadas e chance de pancadas no período da tarde. 

De acordo com dados da Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica nos níveis médios da atmosfera associada a outras áreas de instabilidade há alguns dias favorecem nuvens carregadas entre Mato Grosso e Rondônia.

"Além disso, a presença da Alta da Bolívia entre a Bolívia, Norte do Chile e o Peru também influencia um pouco no tempo sobre o estado de Mato Grosso e essas áreas ao sul da Bacia Amazônica", complementa a consultoria. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas entre 40mm e 60mm no centro-oeste do Mato Grosso. Em Rondônia, a tendência é de volumes expressivos em todo o estado no perído. 

Segundo a Climatempo, durante esta a quinta (23) e a sexta-feira (24), o volume de chuva diminui na metade norte de Mato Grosso, mas ainda chove de forma isolada nas demais regiões do estado. Há previsão do aumento de chuva entre Acre e em Rondônia, assim como nas demais áreas mais ao sul da Bacia Amazônica.

Além dessas áreas, o Inmet ainda prevê condição de instabilidade no Matopiba, com destaque para o Piauí que deve receber as chuvas mais volumosas no período. 

No Sul do Brasil, um novo sistema deve avançar pelo Rio Grande do Sul levando muita instabilidade ao sul gaúcho nos próximos dias. No Sudeste do Brasil, a tendência é de permanência de tempo mais seco e com temperaturas ainda elevadas nos próximos dias. 

"Para os próximos dias, a tendência é de que as temperaturas não se elevem tanto no leste da região Sul. Uma mudança no padrão dos ventos relacionada à um sistema de alta pressão que vem na retaguarda da frente fria. Com a presença dessa massa de ar mais fria, as temperaturas ficam amenas no leste da região", complementa a Climatempo. 

GIF 22-03-2023 07-01-35
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário