HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Áreas do Sudeste, Centro-Oeste e oeste da Bahia com período seco nos próximos 15 dias

Publicado em 23/03/2023 05:42 e atualizado em 23/03/2023 10:41
Modelo já começa mostrar mudanças mais significativas nas condições do tempo com a chegada do outono

Logotipo Notícias Agrícolas

Três dias após a chegada do outono no Hemisfério Sul, os modelos meteorológicos já começam a sinalizar as mudanças na estação chuvosa no Brasil. Seguindo a tendência esperada, a precipitaçãok já começa a ficar irregular em algumas áreas de produção, e chama atenção as previsões da permanência do tempo seco no oeste da Bahia, onde o produtor há semanas não vê chuvas volumosas e convive com temperaturas elevadas. 

De acordo com a rodada mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os últimos dias março serão marcados por tempo seco em áreas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Para o período entre 23 e 30 de março, chama atenção de tempo muito seco em áreas de Minas Gerais previsto pela NOAA. Na Bahia, as atenções seguem voltadas para a região oeste do estado que não deve ter mudanças significativas em relação às condições atuais. Já no Centro-Oeste, o destaque fica em Mato Grosso do Sul, que também não deve ter volumes expressivos no período. 

Nas demais áreas do Brasi, o modelo mantém a condição de chuva com volumes expressivos em áreas no Mato Grosso, chuvas irregulares em Goiás e precipitação de até 90mm no centro-norte do Maranhão e áreas no Piauí. 

No Sul do país, a tendência é de chuvas acontecendo com mais frequência pelo Rio Grande do Sul, mas ainda de forma irregular. Nos próximos sete dias o estado gaúcho deve receber precipitação entre 35 e 50mm. 

Na primeira semana de março, as chuvas podem voltar para áreas de Minas Gerais e Mato Grosso, mas mantendo certa irregularidade e ainda com volumes mais baixos. Para o oeste da Bahia, o NOAA mostra condição de tempo ainda mais seco na chegada do próximo mês. Mantém condição de umidade nas demais áreas do Centro-Oeste e também no Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_230323
Fonte: NOAA 

Próximas 24 horas 

Para as próximas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a previsão de chuva volumosa em Mato Grosso e também no Tocantins. Os dois estados podem ter precipitação de até 40mm no período. 

A Climatempo acrescenta que Um sistema de baixa pressão segue atuando desde a superfície até os níveis médios da atmosfera, influenciando o Norte do Brasil e favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidades. Nuvens bastante carregadas podem ser observadas em grande parte o Amazonas, em Rondônia e também sobre áreas do Pará. O aumento da umidade sobre o Acre também favorece a formação de muitas nuvens sobre o estado.

Veja o mapa de previsão nas próximas 93 horas: 

GIF 23-03-2023 05-48-58
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário