NOAA atualiza para 90% de chance do El Niño persistir durante o verão no Brasil
![]()
Após três anos de influência de um La Niña nas condições climáticas e de muitos prejuízos na produção brasileira, após um breve período de neutralidade, as chances de um El Niño alterando as chuvas na próxima safra são cada vez mais evidentes.
Em atualização divulgada na manhã desta quinta-feira (11) a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) atualizou para 90% a chance de um El Niño alterar o regime de chuvas no Brasil nos próximos meses. Em abril, a NOAA indicava 62% do fenômeno climático.
"A IRI mais recente também indica que o El Niño provavelmente se formará durante a temporada de maio a julho e persistirá no inverno", afirma a publicação.
Destacou ainda a chance de 80% de um El Niño com intensidade moderada e 55% de chance de um El Niño com intensidade forte. "Em resumo, uma transição de ENSO-neutro é esperada nos próximos meses, com mais de 90% de chance de El Niño persistir no inverno do Hemisfério Norte (período de verão no Brasil)", finaliza.
No Brasil, as características de um El Niño clássico preocupam com os cortes no Nordeste e Norte do país, enquanto o excesso de chuva também pode trazer problemas para as áreas de cultivo no Sul do país - duramente afetadas pelo La Niña nos últimos três anos.
0 comentário
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval
Chuva volumosa persiste nesta terça e mantém alerta no Sudeste e Centro-Oeste | Previsão 10/02/2026
Chuvas continuam concentradas no Centro-Oeste ao longo desta semana