HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Bloqueio atmosférico e temperaturas elevadas devem marcar a semana, prevê MetSul

Publicado em 05/06/2023 10:44
Apenas o sul do RS pode receber alguma chuva nos próximos dias e ainda assim com volumes baixos

Logotipo Notícias Agrícolas

Com a temporada de seca consolidada na região central do Brasil, nesta semana nem mesmo o Sul do país terá condições para chuvas, de acordo com os dados mais recentes da MetSul, um bloqueio atmosférico atuando sobre o Brasil vai impedir o avanço de áreas de instabilidade e favorecer as temperaturas acima da média em várias regiões do país. 

Segundo a consultoria, apenas o Rio Grande do Sul poderá receber alguma chuva nos próximos sete dias, mas ainda assim sem volumes significativos, com acumulados previstos entre 5mm e 10mm no período. 

"No Rio Grande do Sul, onde deve chover, serão dois momentos favoráveis à chuva e por conta de frentes frias. A primeira neste começo de semana, muito fraca, e a segunda no próximo fim de semana, de maior intensidade", afirma a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação na única área onde pode chover nesta semana: 

MetSul_0506

As temperaturas ficam mais elevadas, sobretudo na região Central do Brasil. A condição, inclusive, é favorável para baixa umidade relativa do ar e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% no noroeste de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso e áreas do Mato Grosso do Sul. O alerta é válido até as 19h desta segunda-feira (5). 

As regiões Centro-Oeste, Matopiba e Norte do Brasil podem ter temperaturas máximas entre 30ºC e 34ºC neste início de semana. Já no Sudeste, os modelos indicam temperaturas máximas entre 24ºC e 28ºC, enquanto no Sul estão previstas entre 22ºC e 26ºC. 

"Esse tempo seco e a falta de chuva deixam os municípios em alerta com a umidade relativa do ar abaixo dos 30% desde o norte do Paraná até áreas do Matopiba. Inclusive, na região de encontro dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, o índice deve ficar abaixo dos 20%", complementa a Climatempo, alertando para baixa umidade também nessas áreas. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

GIF 05-06-2023 10-46-38
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário