HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Vai chover mais: Com muitos estragos, volumes ainda podem chegar a 400mm no Sul do BR nesta 6ª feira

Publicado em 16/06/2023 10:37 e atualizado em 16/06/2023 13:48
Cenário é de caos: RS já confirmou uma morte e outras duas pessoas ainda estão desaparecidas

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil levou muita chuva e rajadas de ventos na região, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina onde as rajadas ultrapassaram em 100 km/h, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul, onde pelo menos 16 municípios registraram algum tipo de problema, informou que está trabalhando para atender a população atingida pela chuva. Segundo dados publicados as 08h53 (horário de Brasília) desta sexta-feira as regiões da Serra e o Litoral Norte cujo foram mais afetadas pelas chuvas que acontecem desde ontem. 

A Agência Brasil confirmou nesta manhã o falecimento de uma pessoa e que duas ainda estão desaperecidas após a passagem do ciclone. A informação foi confirmada pelo governador do estado, Eduardo Leite, em transmissão ao vivo nas redes sociais. 

Nesta manhã de sexta-feira, estão sem energia as estações Belém Novo, Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza, causando desabastecimento nos bairros. O Departamento Municipal de Água e Esgotos está em contato constante com a companhia de energia elétrica, a CEEE Grupo Equatorial, para retomar o fornecimento de energia às estações o mais rápido possível. 

"A prioridade, neste momento, é o atendimento das pessoas em vulnerabilidade. Portanto, os boletins com informações mais precisas, número de pessoas afetadas e danos serão repassados oportunamente", informou a Defesa Civil. Até a manhã desta sexta-feira (16) não haviam relatos de problemas em áreas de produção agrícola. Veja imagens registradas no Sul do Brasil: 
 

@metsul
Bairro Portal da Serra, em Dois Irmãos, próximo ao complexo industrial do Grupo Herval (que é possível ver ao fundo). Em 34 anos, num a vi algo assim!! pic.twitter.com/a6JlW7hh94

 


A MetSul destacou que as consequências do ciclone ainda estão sendo avaliadas, contudo, a projeção dos modelos matemáticos se concretizou com situação mais grave entre a Serra o Litoral Norte e parte da Grande Porto Alegre.

"Os volumes de chuva foram excepcionais e em muitas regiões choveu apenas em 1 dia o que deveria chover de  um a dois meses inteiros. O curto espaço de tempo em que  a chuva excessiva ocorreu explica em parte a dimensão dos danos e a rapidez das inundações no Nordeste gaúcho", disse. 

Veja o mapa do ciclone divulgado pela consultoria: 

 

sat1-1024x693

De acordo com a Climatempo,  os acumulados de chuva superaram os 100 mm em muitas áreas, se aproximando e até superando a média histórica para junho que varia de 140 mm a 180 mm, segundo cálculos do Instituto nacional de meteorologia para o período de 1991 a 2022. 

Os modelos meteorológicos indicam que as chuvas continuam intensas nesta sexta-feira.  O Inmet mantém o estado de alerta na faixa leste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, que podem receber chuva entre  30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

"A chuva será frequente/duradoura no centro-norte e leste do Rio Grande do Sul. Os volumes acumulados nas últimas 24h já são extremos e ainda podem chegar a 400mm até a noite desta sexta", complementa a Climatempo. 

O modelo Cosmo prevê que a frente fria em deslocamento pelo Sudeste do Brasil ainda vai favorecer a formação de nuvens carregadas em Minas Gerais nos próximos dias, com volumes entre 20mm e 30mm. Veja o mapa de previsão para as próximas 93 horas: 
 

GIF 16-06-2023 10-43-16
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário