Chuva passa rápido e nova massa de ar frio pode favorecer geada no Sul do Brasil
![]()
Após a passagem de uma rápida frente fria que levou chuva em algumas áreas do Sul do Brasil, a entrada de uma massar de ar frio de origem polar vai derrubas as temperaturas na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu alerta amarelo para declínio de temperatura válido até amanhã em áreas do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
De acordo com a publicação oficial, está previsto declínio entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas. Além do alerta para saúde pública, o Inmet também prevê risco de geada entre fraca e moderada no sul do Rio Grande do Sul nas próximas madrugadas. Também há previsão de geada com intensidade fraca em áreas serranas de Santa Catarina.
"Embora tenha tecnicamente moderada a forte intensidade, esta massa de ar frio não vai causar uma “onda de frio” nos próximos dias. Seu poder de resfriamento e alcance pelo interior do Brasil serão diminuídos justamente porque o ar polar intenso vai para o oceano rapidamente", complementa a previsão da Climatempo.
Veja a previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias:
As chuvas continuam previstas apenas na faixa leste da região Nordeste nos próximos dias. Segundo o Inmet, o transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente vai contribuir para a persistência da chuva desde o litoral da região até o agreste do Rio Grande do Norte e Alagoas. Já nos estados de Sergipe e Bahia, os grandes volumes deverão se concentrar perto da região litorânea.
A tendência é que a virada do mês seja com muita chuva nessas áreas e os acumulados podem chegar a 100mm no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
No interior do Brasil, a previsão continua sendo de tempo muito seco e temperaturas elevadas, o que favorece o declínio da umidade relativa do ar. São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Bahia têm previsão de umidade entre 30% e 20%.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
0 comentário
Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval