HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Último dia de junho com temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar pelo Brasil

Publicado em 30/06/2023 11:03 e atualizado em 30/06/2023 13:54
Condições mais críticas são previstas na região Central do país

Logotipo Notícias Agrícolas

O última de inverno não reserva grandes mudanças nas condições do tempo nas principais regiões produtoras do país: com uma massa de ar seco atuando, a condição continua sendo de baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil. 

Segundo os dados mais recentes da Climatempo, não há previsão de nenhuma chuva em toda área do Centro-Oeste, Sudeste e no Matopiba nos próximos dias. 

"A falta de precipitações dos últimos dias nessas áreas tem favorecido a baixa umidade relativa do ar. Na maior parte do Brasil central esse índice fica abaixo dos 30%. Na região de encontro de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o patamar é ainda mais expressivo, umidade abaixo dos 20%", afirma a previsão da consultoria. 

Nas áreas do Tocantins, Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, Minas Gerais e oeste da Bahia a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%. Veja o mapa de previsão de umidade relativa do ar: 

Clima_umidade_
Foto: Climatempo 

 

Já com relação a previsão de temperatura, o modelo Cosmo do Inmet prevê máxima acima de 34ºC no norte do Mato Grosso, noroeste de Goiás e no Matopiba nesta sexta-feira (30). No Sudeste, as máximas estão previstas entre 28ºC e 32ºC, enquanto no Sul a tendência é para temperaturas mais amenas, entre 16ºC e 22ºC. 

A Climatempo destaca ainda que as condições de chuva são previstas apenas no Nordeste do Brasil nas próximas horas.  

No leste baiano, a sexta-feira (30) segue instável e será marcada por chuva a qualquer hora do dia. Praticamente todo o litoral do estado, desde Ilhéus, passando por Salvador, até as localidades próximas ao território de Sergipe terão chuva com até moderada intensidade.

"O tempo segue firme no interior da Bahia e a chuva fica concentrada nas áreas litorâneas. Inclusive no domingo (02), são esperados acumulados de precipitação consideráveis na capital do estado", ressalta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 30-06-2023 11-10-46
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário