HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Organização Meteorológica Mundial declara início oficial do El Niño

Publicado em 05/07/2023 11:39 e atualizado em 05/07/2023 13:00

Logotipo Notícias Agrícolas

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou na última terça-feira (4) declarou oficialmente o início do El Niño. Segundo a publicação, é a primeira vez que o fenômeno se desenvolve nos últimos sete anos e tem previsão de 90% de probabilidade de se manter durante todo o segundo semestre de 2023. 

“O início do El Niño aumentará muito a probabilidade de quebrar recordes de temperatura e provocar mais calor extremo em muitas partes do mundo e no oceano”, disse o Secretário-Geral da OMM, Prof. Petteri Taalas, na publicação oficial. 

O professor destacou ainda que a declaração pela OMM, neste momento, é um alerta para os governos se mobilizarem com estratégias para minimizar os impactos sobre os ecossistemas, economias e saúde da população. 

Conforme explica a OMM, o El Niño El Niño ocorre em média a cada dois a sete anos, e os episódios geralmente duram de nove a 12 meses. É um padrão climático de ocorrência natural associado ao aquecimento das temperaturas da superfície do oceano no Oceano Pacífico tropical central e oriental. 

Antecipando o evento El Niño, um relatório da OMM divulgado em maio previu que há 98% de probabilidade de que pelo menos um dos próximos cinco anos, e o período de cinco anos como um todo, seja o mais quente já registrado, batendo o recorde definido em 2016, quando houve um El Niño excepcionalmente forte.

O relatório da OMM em maio, liderado pelo Met Office do Reino Unido com parceiros em todo o mundo, também disse que há 66% de probabilidade de que a temperatura global média anual próxima à superfície entre 2023 e 2027 seja temporariamente mais de 1,5°C acima níveis industriais por pelo menos um ano. 

De acordo com os relatórios do Estado do Clima Global da OMM, 2016 é o ano mais quente já registrado por causa do “golpe duplo” de um evento El Niño muito poderoso e do aquecimento induzido pelo homem devido aos gases do efeito estufa. O efeito nas temperaturas globais geralmente ocorre no ano seguinte ao seu desenvolvimento e, portanto, provavelmente será mais aparente em 2024.

Histórico

A OMM destacou que desde fevereiro de 2023, as anomalias começaram a ser observadas pelos meteorologistas, indicando a possibilidade de um El Niño ainda para este ano. "Na semana centrada em 14 de junho de 2023, as anomalias da temperatura da superfície do mar quente continuaram a aumentar, atingindo um valor de +0,9ºC", afirma. 

"No entanto, alguma incerteza permanece devido apenas ao fraco acoplamento oceano-atmosfera, que é crucial para a amplificação e manutenção do El Niño. Prevê-se que levará aproximadamente mais um mês para testemunhar um acoplamento totalmente estabelecido no Pacífico tropical", complementa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário