Nova rodada de chuva deixa RS em alerta para volumes expressivos; restante do BR segue seco

Publicado em 06/07/2023 10:36 e atualizado em 06/07/2023 16:33
Região Central continua em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta 5ª feira

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma nova frente volta a deixar a região Sul do Brasil em estado de alerta para chuvas fortes nas próximas horas. Segundo as informações mais recentes da Climatempo, as chuvas mais expressivas são previstas para o Rio Grande do Sul. 

"Há risco de chuva forte na Campanha Gaúcha e litoral sul gaúcho. Faz sol em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta e tem previsão de pancadas de chuva à noite. Ventos moderados e fortes ocorrem sobre o Rio Grande do Sul e o ar fica abafado", destaca a publicação. Nas demais regiões do estado não há previsão de mudança nas condições do tempo. 

O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteologia (Inmet), prevê que o sistema vai ganhar maius intensidade até o final de semana, prevendo precipitação acima de 70mm ena região central do Rio Grande do Sul. Prevê ainda o avanço da instabilidade em áreas de Santa Catarina e no Paraná, porém com volumes mais baixos. 

"Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem na faixa litorânea e no interior de Sergipe e de Alagoas, no litoral, na zona da mata e agreste da Paraíba e de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará e em todo o leste da Bahia. A chuva é mais frequente entre Salvador e Ilhéus e na região entre o litoral da Paraíba e de Alagoas", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 06-07-2023 10-42-28
Fonte: Inmet

Os modelos não mostram mudanças nas demais regiões do país. Mantendo as características de inverno, o tempo seco segue favorecendo a baixa umidade relativa do ar e o Inmet mantém alerta amarelo para algumas áreas do Brasil. 

No Centro-Oeste, noroeste de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, a baixa umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20% nas horas  mais quentes do dia. 

Veja no mapa as áreas em alerta para baixa umidade relativa do ar: 

Alerta_Umidade_060723
Fonte: Inmet

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário