Drought Monitor aponta redução das áreas de soja e milho sob seca nos EUA; mercado monitora chuvas

Publicado em 06/07/2023 14:28 e atualizado em 06/07/2023 16:40

Logotipo Notícias Agrícolas

O clima no Meio-Oeste americano continua em foco e, nesta quinta-feira (6), o destaque foi a atualização dos mapas do Drought Monitor, os quais apontaram uma redução nas áreas cultivadas com soja e milho nos Estados Unidos de 3% em ambas as culturas. Na oleginosa o índice passou a 60% e no milho a 67%. As chuvas dos últimos dias favoreceram a melhora e, no caso do milho, ajudaram até mesmo a promover uma melhora também nas condições das lavouras, como apontou o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no início desta semana. 

Drought Monitor 04-07-2023 (3)
Mapa: Drought Monitor
Drought Monitor 04-07-2023 (2)
Mapa: Drought Monitor

De acordo com as informações trazidas pelo Monitor da Seca, as condições melhores registradas no Meio-Oeste americano se deram pelas boas chuvas que chegaram à região, alcançando áreas como o centro e norte de Illinois, Kentucky, partes de Indiana e Ohio. No entanto, a ferramenta também destaca que áreas como o sul do Missouri, leste de Wisconsin, além do centro e norte de Minnesota continuam secos. São mudanças generalizadas, porém, nem todas elas para melhor. 

Drought Monitor 04-07-2023 (1)
Mapa: Drought Monitor 

"Nas partes do sudoeste do Missouri, grandes danos à produção agrícola continuaram a ocorrer, pois a seca significativa da primavera continuou no verão e a seca se expandiu, além de ter piorado. A piora localizada das condições aconteceu em partes de Iowa, que perderam as chuvas mais fortes. A seca extrema se desenvolveu dentro e ao redor de Madison, Wisconsin, e a seca severa se expandiu para o leste até Milwaukee. Melhorias em larga escala ocorreram em partes do sul de Iowa, norte de Missouri, centro de Illinois, Chicago, sul de Indiana e centro e leste de Kentucky, bem como partes de Ohio, onde a chuva foi suficiente para reduzir significativamente os déficits de precipitação, aumentar o fluxo de água e melhorar a umidade do solo", traz o boletim desta quinta do Drought Monitor. 

Veja o comportamento da seca nos Estados Unidos nas últimas décadas:

Assim, apesar das melhoras, a preocupação em relação à safra 2023/24 dos Estados Unidos não se dissolveu completamente por conta das últimas chuvas e das próximas que estão previstas para os próximos dias. Afinal, ao contrário do que aconteceu com o milho, o índice de lavouras em boas ou excelentes de soja, nos EUA, voltou a sofrer uma redução. 

As chuvas estão chegando, vão se intensificando, mas as temperaturas também se elevaram e estão, portanto, no radar destas preocupações, em esoecial nas áreas mais ao sul do cinturão. E esse calor se alia a preocupações com os baixos níveis de umidade nas camadas do subsolo no país, alerta que já vinha sendo feito pelos especialistas por conta desta falta de reserva hídrica com a qual a safra americana em andamento teria de lidar, e já está lidando.

As lavouras norte-americanas já estão entrando nos estágios reprodutivos, quando a presença de bons índices de umidade são ainda mais necessários. 

"Os campos ainda sofrem com 'chuvas precárias'. E com as colheitas se aproximando ou as lavouras entrando nos estágios reprodutivos, as chuvas precisam continuar vindo para conter mais danos e cumprir as elevadas previsões de rendimento do início deste ano", explica o meteorologista do portal americano DTN The Progressive Farmer, John Baranick.

O mapa abaixo, do Commodity Weather Group, traz as chuvas das últimas 24 horas nos Estados Unidos. 

WhatsApp Image 2023-07-06 at 14.46.51
Chuvas nos EUA nas últimas 24 horas - Mapa: Commodity Weather Group

O reporte do CWG desta quinta-feira aponta que ad chuvas esperadas para os períodos desta sexta-feira (7) a domingo (9), de terça (11) a sexta (14) e no intervalo dos próximos 11 a 15 dias deverão favorecer as regiões do sul do Meio-Oeste e o Delta. Os mapas abaixo trazem previsões para três períodos: 1 a 5 dias; 6 a 10 e 11 a 15 dias. Do lado esquerdo, as previsões de chuvas; do esquerdo, as temperaturas. 

Mapas CWG (1)

Mapas CWG (3)

Mapas CWG (2)
Mapas: Commodity Weather Group

Agora, os produtores esperam as chuvas, os mercados as especulam, e a volatilidade continua no mercado futuro norte-americano. E todos aguardam pelo novo boletim mensal de oferta e demanda que chega pelo USDA nos próximos dias, e especialistas acreditando que os números das safras tanto de soja, quanto de milho, deverão ser corrigidas entre as estimativas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário