HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil enquanto região Central fica quente e com baixa umidade

Publicado em 26/07/2023 10:50 e atualizado em 26/07/2023 11:23
Chuvas podem conseguir avançar para região central apenas na virada do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

A atuação de uma frente associada a um ciclone extratropical de baixa intensidade vai favorecer a formação de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. O modelo Cosmo prevê volumes entre 40mm e 60mm no extremo sul gaúcho nesta quarta-feira (26). 

Mantendo as previsões anteriores, apesar de chamar atenção, o ciclone extratropical em formação terá mais impacto em alto mar desta vez, diferente do último registrado há algumas semanas.

"A MetSul Meteorologia enfatiza mais uma vez que este sistema não oferece o nível de risco de sistemas anteriores e que os seus impactos no estado gaúcho devem ser baixos quando comparados aos ciclones de junho e julho", afirma a consultoria.

Os modelos mostram ainda que há condição de avanço das áreas de instabilidade para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes baixos, além disso os modelos mostram que a passagem da chuva no Sul do Brasil será rápida. 

Já as demais regiões do Brasil continuam com tempo muito seco e o Inmet mantém em alerta áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba para baixa umidade relativa do ar. De acordo com a publicação, a umidade deve variar entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia, sendo as áreas mais críticas previstas em Mato Grosso, noroeste de Goiás, sul do Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

GIF 26-07-2023 10-51-09
Fonte: Inmet 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (26) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê a permanência do tempo seco em todo Brasil nos próximos sete dias, inclusive indica chuvas volumes com volumes baixos no Sul do Brasil. 

No período entre 3 e 11 de agosto, o NOAA prevê acumulados entre 25mm e 40mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de prever que a intensa massa de ar seco pode perder força, com avanço de áreas de instabilidade também para São Paulo e Mato Grosso do Sul no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_260723
Fonte: NOAA 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário