HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Nova rodada de chuva pelo Centro-Sul deve chegar só na segunda semana de agosto

Publicado em 31/07/2023 11:28 e atualizado em 31/07/2023 12:03
Até lá, previsão é de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar no interior do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Os primeiros dias de agosto serão marcados por tempo seco, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar em grande parte do Brasil. Segundo a atualização de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda-feira (31) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), apenas na segunda do mês uma frente deve se formar, favorecendo as chuvas no Sul do Brasil e também o avanço de áreas de instabilidade em áreas do Mato Grosso do Sul e em São Paulo. 

Até lá, a previsão é de tempo firme em todas as regiões produtoras do país. Em parte de Minas Gerais, Goiás, Matopiba e no Nordeste, as altas temperaturas e a falta de chuva derrubam a umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas entre amarelo e laranja de baixa umidade. 

Em Mato Grosso, Goiás, e oeste do Tocantins o cenário é mais crítico e a umidade deve ficar entre 20% e 12% nesta segunda-feira. Nas demais regiões da área Central do país, a umidade relativa do ar deve atingir níveis entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia.

Veja as áreas em estado de alerta para baixa umidade neste início da semana: 

Alertas_Inmet_310723
Fonte: Inmet 

A partir do dia 8 de agosto, um novo sistema vai favorecer a formação de nuvens carregadas pelo Centro-Sul do Brasil. O modelo norte-americano chama atenção para precipitação entre 100mm e 125mm no período entre 8 e 16 de agosto no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Também é possível ver no mapa a possibilidade das áreas de instabilidade avançando para outras áreas do Centro-Sul do país, como por exemplo em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Se a previsão se confirmar, os dois estados podem receber entre 30mm e 60mm no período. O modelo também começa a mostrar o bloqueio atmosférico perdendo força em áreas no Mato Grosso e Minas Gerais, mas ainda de forma irregular e com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_310723
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário