HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria ameniza calor no Sul do Brasil, mas chuva acontece de forma pontual e irregular

Publicado em 03/08/2023 10:42 e atualizado em 03/08/2023 13:21
No interior do Brasil temperaturas continuam elevadas e umidade relativa do ar baixa

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de alguns dias de calor intenso, o avanço de uma frente fria pode começar a mudar as condições no Rio Grande do Sul, mas ainda com chuvas isoladas e com volumes baixos. Segundo dados recentes da MetSul, a frente fria já trouxe mais nebolusidade, ventos e queda na temperatura nas primeiras horas desta quinta-feira (3).  Veja o mapa com aumento de nuvens no Rio Grande nas primeiras horas desta quinta: 

MetSul_030823
MetSul_030823

"A virada do tempo é essencialmente seca e com a rotação do vento para Sul com rajadas em média de 40 km/h a 50 km/h em alguns locais do Sul e do Leste gaúcho, mas que passou de 60 km/h na Barra do Chuí.  O máximo que pode ocorrer em termos de precipitação é alguma garoa isolada", afirma a consultoria. 

De acordo com a previsão de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas no Sul do Brasil deve ficar entre 24ºC e 28ºC nos próximos dias. Essas também são as previsões para Santa Catarina e Paraná. 

Nas demais áreas do país, sobretudo no Centro-Oeste, a condição continua sendo de tempo muito e temperaturas acima dos 30ºC nos próximos dias. O intenso bloqueio atmosférico pode começar a perder força apenas na semana que vem. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 

GIF 03-08-2023 10-45-10
Fonte: Inmet 

O Inmet mantém o estado de alerta de baixa umidade relativa do ar no Centro-Norte do Brasil nesta quinta-feira (3). O cenário mais crítico é previsto no centro-norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, norte de São Paulo e em Minas Gerais. 

"Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", destaca o alerta oficial na página do Inmet. 

Nos demais estados do Centro-Norte do Brasil, o alerta é amarelo, onde a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 03-08-2023 10-46-36
Fonte: Inmet


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário