HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Nova frente fria leva alívio rápido na seca e calorão no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 08/08/2023 10:14
Chuva será rápida e irregular, enquanto temperaturas máximas devem ter declínio nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Após alguns dias de tempo extremamente seco e temperaturas elevadas, o avanço de uma frente fria está levando alívio para algumas áreas do Centro-Sul do Brasil. Apesar da chuva acontecer de forma irregular e com mais intensidade no Sul do país, o declínio nas temperaturas será sentido também em áreas do Sudeste e pontos isolados do Centro-Sul. 

"Depois de um final de semana quente e muito seco em São Paulo, Rio De Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraná, o sistema avança trazendo um alívio para a secura, aumento de umidade e ligeira diminuição nas temperaturas", prevê a Climatempo. 

Para esta terça-feira (8), a consultoria destaca que a chuva deve se concentrar em Mato Grosso do Sul e também devem acontecer em forma de pancada com intensidade entre moderada e forte nas regiões sul e o oeste do estado. 

"Chove de maneira fraca em parte do Sul de Minas Gerais ao longo do dia, mas sem previsão de acumulados expressivos. Enquanto no sul do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana, a chuva pode vir com moderada a forte intensidade, ficando em situação de atenção, com potencial para ocorrência de raios", complementa. 

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas mais expressivas são esperadas nos três estados da região Sul, com destaque para o oeste do Rio Grande do Sul que deve receber volumes entre 40mm e 50mm nas próximas 24 horas. O modelo mostra ainda condição para chuva em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm no período. 

A tendência é que o sistema ganhe força nos próximos dias, mantendo a condição de chuva em todo Sul do Brasil até pelo menos até a próxima quarta-feira (9), com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nos três estados. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

080823
Fonte: Inmet 

 

QUEDA NAS TEMPERATURAS 

Além do alívio no tempo seco, a frente fria também vai favorecer o declínio nas temperaturas. No Rio Grande do Sul, onde as máximas atingiram 31ºC, a temperatura já caiu para 24ºC, de acordo com dados da Climatempo. 

"Nesta terça-feira, 8, a recente passagem da nova frente fria provoca chuva e queda de temperatura acentuada no Paraná e em Santa Catarina e volta a chover em todo o Rio Grande do Sul", afirma a consultoria. 

O declínio nas temperaturas também é previsto em São Paulo. Segundo a Climatempo, a máxima prevista no estado paulista é de 23ºC nesta terça-feira. "Ainda deve chover amanhã, mas na quinta e na sexta-feira, o o calor e o tempo seco voltam a predominar. Porém, nova frente fria deve chegar ao estado de São Paulo no sábado, 12 de agosto", afirma. 

Para o interior do Brasil não há mudança significativa nas condições do tempo. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar permanecem, deixando Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, sul do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia em estado de alerta laranja de baixa umidade, variando entre 20% e 12% nesta terça-feira (8). 

Veja o mapa de previsão de temperatura em todo Brasil nos próximos dias: 

GIF 08-08-2023 10-34-29
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário