HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Massa de ar seco pode perder força na última semana do mês, mas ainda com chuvas irregulares

Publicado em 15/08/2023 10:56 e atualizado em 15/08/2023 12:38
Modelos ainda mantêm condição de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar em quase todo Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Há mais de 30 dias sem receber chuvas significativas e com atuação de uma intensa massa de ar seco, a região Central do Brasil pode receber alguma chuva mais expressiva apenas na última semana de agosto, de acordo com a atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada na manhã desta terça-feira (15). 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 

30 dias_Inmet
Fonte: Inmet 

Segundo o modelo norte-americano até lá, a precipitação continuará restrita ao Sul do Brasil. Nem mesmo o extremo Norte tem previsão de chuva para os próximos dias e as condições do tempo deixam o Centro-Norte do Brasil em alerta para baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. 

Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia em áreas no Mato Grosso, Tocantins, sul do Maranhão e no Piauí nesta terça-feira. 

De acordo com o NOAA, no período entre 23 e 31 de agosto, o bloqueio atmosférico pode começar a perder força, mas ainda com chuvas irregulares e sem atingir todas as áreas. Apesar de levar alívio para o intenso calor das últimas semanas, é importante ressaltar que as chuvas podem acontecer com intensidade podendo trazer pontuais problemas no campo e na cidade, após tantos dias de temperaturas elevadas. 

O modelo prevê que algumas áreas isoladas do Centro-Oeste e do Sudeste têm previsão de acumulados entre 20mm e 35mm no período. Além dessas áreas, mantém a previsão de áreas de instabilidade no Sul do brasil com destaque para áreas do Paraná que devem receber as chuvas mais significativas no período.  

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_150823
Fonte: NOAA 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário