HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Calor de primavera em pleno inverno: Semana será marcada por intensa onda de calor

Publicado em 21/08/2023 11:06 e atualizado em 21/08/2023 12:49
Centro-Oeste terá as temperaturas mais elevadas, podendo a máxima chega a 40ºC nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Em pleno inverno, a semana que está começando será marcada por temperaturas elevadas e uma intensa onda de calor que vai se espalhar pelo Brasile. Segundo os dados mais recentes da Climatempo as temperaturas máximas podem ficar bem acima da média esperada para o mês de agosto. "O calor da terceira semana de agosto poderá quebrar recordes históricos para o mês", afirma a consultoria. 

A previsão indica que as temperaturas vão começar a subir já nesta segunda-feira (21). No mapa, é possível observar que Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba podem registrar temperatura bem acima do normal para o mês. Com exceção do Sul do Brasil e a faixa litorânea do Brasil, as demais áreas devem ter dias quentes nesta semana. 

"Embora seja um mês de inverno no Hemisfério Sul, o calor intenso é uma condição comum em agosto nos estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, centro-sul da Região Norte", explica a consultoria. 

Veja no mapa as áreas onde as temperaturas devem ficar acima da média: 

db88e27e8da5c32d8964be46d3e2f647

Apesar do inverno de 2023 ter sido mais brando do que os últimos anos, inclusive com temperaturas mais altas, a Climatempo explica que a grande diferença do calor desta semana é justamente porque o calor intenso poderá ser observado em vários pontos do Brasil. 

O modelo de previsão de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê temperaturas máximas acima de 30ºC em todo Centro-Norte do Brasil. O destaque fica para o norte do Mato Grosso, onde as temperaturas podem alcançar 40ºC nos próximos dias. 

“Teremos temperaturas no nível de 850 hPa ( em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais 'típica' entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente", afirma nícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 

GIF 21-08-2023 11-08-39
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário