Centro-Norte do país continua pegando fogo, enquanto Sul do Brasil tem alerta para queda nas temperaturas

Publicado em 24/08/2023 11:08
Sistemas não conseguem avançar e calorão não dá trégua, aumentando inclusive o risco de incêndios

Logotipo Notícias Agrícolas

Mais uma vez neste inverno, o Brasil passa por dois extremos: Se no Centro-Norte do país o alerta é para a onda de calor que continua elevando as temperaturas, na região Sul e em algumas áreas do Sudeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para declínio de temperatura a partir desta quinta-feira (24). 

De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, o avanço de um sistema frontal já começou a favorecer a formação de nuvens no Sul do Brasil. E inclusive, as primeiras chuvas chegaram com queda de granizo em mais de 60 municípios do Rio Grande do Sul.

"Foi muito granizo. Números mostram que mais de sessenta municípios do Rio Grande do Sul registraram queda de granizo ontem e na terça-feira, mostra levantamento exclusivo realizado pela MetSul Meteorologia. O granizo se concentrou em cidades da Campanha, do Sul gaúcho, Costa Doce, vales, Litoral, Grande Porto Alegre e Serra com danos em algumas localidades", complementa as informações da MetSul. 

Os modelos continuam indicando chance de chuvas para o Sul do Brasil nas próximas 24 horas, mas com volumes baixos e de forma irregular. Ainda assim, não está descartado nova queda de granizo, ainda consequência das temperaturas elevadas das últimas semanas. 

Veja fotos registradas no estado na tarde de ontem: 

 

Após a passagem da chuva, um novo ar frio vai derrubar as temperaturas em toda a região. Segundo Olívio Bahia, a diferença será sentida porque em algumas áreas a queda será expressiva, entre 10ºC e 12ºC nas máximas. O ar frio deve avançar também para áreas do Sudeste e Mato Grosso do Sul. 

Já nas demais regiões do país, a intensa massa de ar seco continua impedindo o avanço das nuvens, mantendo as temperaturas elevadas e acima dos 30ºC, além da umidade relativa do ar em baixa. Olívio explica que os picos de temperatura e o ar seco são característicos da época do ano, mas em que 2023 as frentes, que normalmente conseguem avançar e levar alívio para o calorão, não estão avançando. Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

GIF 24-08-2023 11-14-53
Fonte: Inmet

Os modelos mostram que a tendência é que o calor persista nos próximos dias, fazendo com que a umidade relativa do ar alcance valores entre 30% e 20% em todo Centro-Norte do país. O meteorologista alerta para o risco de incêndios em áreas rurais, favorecidos pelas condições atuais. "Se não tem sistema avançando, tem uma radiação solar em excesso, temperaturas elevada e consequentemente umidade relativa do ar em baixa", afirma. 

O mapa de risco de incêndio, da Climatempo, sinaliza que a condição é altamente favorável em quase todo Centro-Norte do país. Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Matopiba têm risco altíssimo para a ocorrência de incêndio nos próximos dias. Confira no mapa: 

Incendio
As áreas em vermelho indicam o risco de incêndio nos próximos dias 
Fonte: Climatempo

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

    Eu entendo isso como sensacionalismo exagerado. Moro no Mato Grosso, em Nova Mutum, há 37 anos e todo o ano, religiosamente, os meses de julho e agosto são extremamente secos e quentes, com vento nordeste predominando.

    É muito difícil ocorrerem chuvas em julho e agosto, mas nesse ano houveram algumas precipitações esparsas.

    Aliás, atualmente, nem vemos tanta fumaça no céu conforme ocorria há anos atrás, situação que deixava o ar praticamente irrespirável e extremamente seco.

    Outro fato, é que estão alardeando temperaturas ao redor de 40º. Ora, já vimos temperaturas acima de 44º em Cuiabá, 43º aqui em Nova Mutum, e isso é normal ocorrer em todos os anos.

    A diferença de hoje, é que são divulgados esses mapas coloridos, que dão impressão ruim a quem os vê. Além disso, a mídia bombardeia o povo com aquela situação, causando alvoroço e preocupação até infundadas, pois, repito, isso é normal por aqui.

    Assim, acho de grande valia a divulgação de previsões climáticas, que inclusive acompanha assiduamente, mas por favor, reduzam a percepção que estão transmitindo, de horror!

    Afinal de contas, apesar dos incêndios que ocorrem, nunca vimos desastres ao menos parecidos com o que ocorreu há alguns dias no Havaí, não temos destruição de imensas áreas florestais conforme na Europa.

    Procurem, na medida do possível, orientar a população das periferias das cidades a não queimarem o lixo, os caminhoneiros a não largarem a bituca do cigarro, e assim por diante. Isso, para por uma educação adequada, e isso sim, o Brasil está carente!

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      JÁ QUE NÃO PODEMOS CITAR "EXEMPLOS" DE BRASIL.

      SEGUE UM PEQUENO TRECHO:

      Em seu livro de 1904 , "A Vergonha das Cidades ", o jornalista progressista Lincoln Steffens expôs um nível chocante de corrupção - "suborno, clientelismo, extorsão e extorsão; distribuir favores a amigos; encher os bolsos às custas dos contribuintes; suprimir o voto ; manipular os livros; colocar parentes na folha de pagamento; fraudar o processo de contratação e mentir o tempo todo para uma mídia complacente", nas palavras de Lawrence Reed.

      Esse trecho é parte de um artigo da imprensa estadunidense e, o link, para os que estiverem interessados é:

      https://fee.org/articles/who-will-guard-the-guards-themselves-widespread-allegations-of-government-corruption-highlight-an-age-old-problem/

      É só mandar o GOOGLE "traduzir para o português" !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O COMENTÁRIO ACIMA REFERE-SE À ... "MÍDIA COMPLACENTE"!!!

      0
    • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

      Perfeito! É tudo planejado para ser empurrado goela abaixo e incutir na população o que eles querem.

      O clima, hoje, é um canal fortíssimo de arrecadação. Inúmeras pessoas pagam mensalmente para receberem "notícias do clima".

      Porém, está cada vez mais parecido com os analistas da bolsa. Vendem o que eles querem!!

      E o pior, é que tem muita gente que acredita.

      A especulação tomou conta da informação. Querem um exemplo prático? Pesquisas eleitorais.

      Eles vendem o que é de interesse deles!

      Voltando ao clima, vejamos a seguinte posição.

      Nos anos da década de 1990, plantava-se a soja somente após o dia 12/10, e tudo corria bem.

      Mais tarde, com o advento da safrinha, obrigatoriamente, o plantio foi sendo antecipado, ao ponto de hoje, vermos soja sendo plantada no pó, ainda antes das chuvas "firmarem".

      Então, hoje já ouvi previsões de que a chuva vai "atrasar". Será??

      O que seria isso? Vai reduzir a possibilidade da safrinha?

      Vejam, temos muitos argumentos para "vender" previsão de o tempo!!

      0