HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Trégua rápida: Ciclone já se afastou, mas chuvas voltam com intensidade durante o feriado para o Sul

Publicado em 05/09/2023 10:57 e atualizado em 05/09/2023 11:39
Volume de água tende a ser menor, mas condições atuais do solo e da infraestrutura do RS acendem alerta

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, o ciclone extratropical passou com intensidade e deixando estragos pelo Sul do Brasil. As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul resultaram em estradas bloqueadas, transtornos na infraestrutura, além de cinco mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado. 

Segundo dados registrados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na faixa norte do estado gaúcho os acumulados ultrapassaram os 100mm em quase todos municípios nas últimas 48 horas. Em Passo Fundo, por exemplo, o acumulado chegou a 182,4mm e em Cruz Alta 187mm no período. Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 48 horas no Rio Grande do Sul: 
 

Chuva_Sul_050923
Fonte: Inmet 

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que o ciclone extratropical e o sistema de baixa pressão quese formou nos últimos dias já não trazem preocupação para o Sul do Brasil nesta terça-feira (5). Destaca, no entanto, que a trégua nas chuvas será rápida já que o feriado da Independência do Brasil, no próximo 7 de setembro, será marcado por novas chuvas. 

Até a chegada da nova chuva o estado tem alerta para declínio nas temperaturas, mas o frio também será rápido e não deve ter grandes problemas nas áreas de produção agrícola. O Inmet inclusive emitiu alerta amarelo para queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além de áreas em São Paulo e Mato Grosso do Sul válido até as 23h desta terça-feira. 

"Um novo sistema de baixa pressão vai favorecer novas áreas de instabilidade. A chuva não terá a mesma intensidade do que esse último sistema, mas já encontra o ambiente bastante encharcado, o que pode trazer novos problemas", afirma. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê precipitação entre 20mm e 40mm a partir da próxima quinta-feira (7). O modelo mostra ainda entre a sexta e o final de semana, a chuva ganhar intensidade, podendo ultrapassar os 90mm em algumas áreas do estado gaúcho. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 05-09-2023 11-00-07
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário