Municípios do Vale do Taquari, no RS, estão entre os mais afetados pela passagem do ciclone
![]()
As consequências da passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, que deixou um rastro de destruição e, pelo menos, 27 mortos até o momento, seguem sendo contabilizadas.
De acordo com informações do Governo do Estado, na tarde de terça-feira (5) o governador Eduardo Leite sobrevoou alguns municípios no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas, segundo aponta o próprio governo.
Entre as cidades que sofreram com a cheia do Rio Taquari, destacadas pelo reporte Estadual, estão Muçum, Ibiraiaras, Mato Castelhano, Passo Fundo, Estrela e Lajeado, onde óbitos foram registrados.
Imagens que circulam em redes sociais mostram barcos percorrendo áreas alagadas em busca de vítimas, e inclusive, encontram animais sobre telhados, ou até pendurados em fios de energia elétrica.
Segundo a prefeitura de Lajeado, na madrugada de terça-feira (5), o nível do Rio Taquari chegou a 26,68 metros, conforme a medição do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. O nível do rio está em cota de inundação. A projeção é que o rio atinja cerca de 28 metros, segundo o comunicado emitido pela Prefeitura.
Até as 10h30 desta quarta-feira (6/9), conforme informações do Governo do Estado, a Defesa Civil estadual contabilizava 70 municípios afetados. Além das 27 mortes, há 3.084 pessoas desalojadas e 2.299 desabrigadas. Estima-se em 52.157 o total de pessoas afetadas.
0 comentário
Corredor de chuvas traz riscos de temporais no centro-norte do país
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (18) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil tem alertas para chuvas intensas até 6ª feira (19)
Chuvas intensas atingem a divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quarta-feira, alerta o Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (17) para todo o Brasil
Inmet divulga previsão para a semana com chuvas volumosas esperadas sobre Mato Grosso