Despedida do inverno será com Brasil pegando fogo: GFS mostra máximas acima de 40ºC no Brasil
![]()
Os últimos dias de inverno serão marcados por calor intenso em todo o Brasil. Uma intensa de massa de ar seco e quente vai continuar impedindo o avanço da umidade e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para onda de calor válido até o próximo domingo, dia 24 de setembro.
Segundo as informações do Inmet, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média no norte do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.
O modelo de previsão de temperatura GFS, a partir desta segunda-feira (18) as temperaturas já podem ficar próximas de 40ºC em boa parte do Brasil. Sendo o calor mais intenso previsto no Centro-Oeste do país.
A tendência é que o calor ganhe ainda mais força nos próximos dias. Na sexta-feira (22), a região oeste do Mato Grosso do Sul pode registrar temperaturas entre 45ºC e 46ºC. Ainda no Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás podem ter máximas entre 43ºC e 45ºC, enquanto no Sudeste o termômetro pode chegar a 42ºC em algumas áreas de São Paulo.
"O calor será frequente e intenso, sobretudo no interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, em grande parte da Região Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do centro-sul do Pará e do centro-leste do Amazonas", complementa a Climatempo.
Veja a previsão de temperatura do modelo GFS:
0 comentário
Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país
Corredor de umidade traz chuvas intensas para sete estados e acumulados chegam a 70mm em 24h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (19) para todo o Brasil
Áreas das regiões Centro-Oeste e Norte seguem com alerta de perigo para chuvas intensas