HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Novo alerta no Sul: Estados podem ter mais de 150mm de chuva neste início de semana

Publicado em 16/10/2023 11:00
Nova frente fria vai favorecer nuvens carregadas e volta a deixar região em alerta

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma frente fria vai voltar a favorecer mais chuvas intensas no Sul do Brasil neste início de semana. De acordo com a Climatempo, a passagem do novo sistema muda as condições do tempo já nesta segunda-feira (16). 

"Os acumulados de chuva podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos", afirma a consultoria na previsão para os três estados. 

Ainda de acordo com as previsões, a chuva intensa deve persistir pelo menos até quarta-feira (18), quando a entrada de uma massa de ar de origem polar entra pelo Sul do Brasil, inibindo a formação de nuvens carregadas na área. 

Segundo os dados do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são previstas chuvas de até 125mm na região Central do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. O modelo prevê chuva em todas as áreas do estado, além do avanço do sistema para áreas de Santa Catarina como acumulados entre 20mm e 50mm no período. 

A partir de amanhã, dia 17, a chuva ganha ainda mais intensidade e boa parte do estado gaúcho pode ter acumulado acima de 125mm em um curto período de tempo. As chuvas também avançam para o Paraná.

Já para as demais regiões produtoras do país, o modelo ainda mostra muita irregularidade e volumes baixos. De acordo com meteorologistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, pelo menos até o final de outubro não há indicativo de mudanças significativas nas condições do tempo para as regiões Central, Norte e Nordeste do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 16-10-2023 11-02-50
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário