Novembro começa com muita chuva no Sul e irregularidade nas demais regiões produtoras do Brasil

Publicado em 03/11/2023 10:18
Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba continuam recebendo chuva irregular e com volumes baixos

Logotipo Notícias Agrícolas

Os três estados da região Sul do Brasil continuam em alerta para chuvas intensas. A atuação de um ciclone extratropical vai favorecer a formação de nuvens carregadas em toda área e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas válido em toda região até as 21h desta sexta-feira (3).,

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê que os volumes mais expressivos de chuva podem ser registrados em Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Os dois estados têm previsão de acumulados entre 50mm e 70mm. No extremo norte do Rio Grande do Sul são esperados acumulados de até 60mm no período. 

"O processo de formação da frente fria e do ciclone extratropical exige uma forte queda da pressão atmosférica e um grande contraste de temperatura. Estes dois fatores geram grande movimentação do ar e por isso podem ocorrer as fortes rajadas de vento. Mas as grandes nuvens cumulonimbus também se formam no Sul do Brasil e também provocam fortes rajadas de vento, além de muita chuva", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas no Sul do Brasil: 
 

Sul_031123
Fonte: Inmet 

 

Para as demais regiões produtoras do Brasil, os modelos continuam indicando irregularidade nas chuvas. Para o Sudeste, são previstos acumulados entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas em São Paulo e Minas Gerais. 

Já para o Centro-Oeste, o Cosmo indica condição de chuva muito irregularidade e apenas alguns pontos isolados no Mato Grosso e em Goiás podem receber chuva de até 40mm no período. "O risco de temporais é maior em Mato Grosso do Sul por causa da passagem de uma frente fria. O centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul tem chuva a qualquer hora e o restante do estado terá pancadas a partir da tarde. Há risco de chuva forte em todo o estado", complementa a Climatempo. 

Chama atenção nos modelos que depois de um longo período sem chuvas, a umidade volta para algumas áreas do Matopiba. O destaque é o oeste e sul da Bahia, que devem receber as chuvas mais intensas. Vale lembrar que depois do tempo muito seco e altas temperaturas, as chuvas podem chegar com intensidade, rajada de ventos e com risco de granizo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias em todo Brasil: 

GIF 01-11-2023 10-54-31
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário