HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Calor extremo excede em 30% a média histórica de temperatura no Centro-Oeste, aponta a ignitia

Publicado em 14/11/2023 10:52
Alta temperatura segue causando prejuízos à agricultura e deve se estender pelos próximos dias, segundo levantamento da empresa de Inteligência Climática

A onda de calor, que pode chegar a 44 graus no Centro-Oeste, vai se estender por toda a semana, segundo levantamento da ignitia Inteligência Climática, empresa especializada em previsões para climas tropicais. Em algumas cidades dessa região, como em Dourados, no Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima desta semana já excedeu em quase 30% a média histórica para o mês de novembro, no chamado valor climatológico.

De acordo com o meteorologista e diretor da ignitia, João Rodrigo de Castro, a cidade de Dourados (MS) registrou 38,5 graus de temperatura nesta segunda (13/11) e a média histórica da cidade para o mês de novembro é de 30,7 graus. Castro alerta que essa onda de calor é extrema. “Se pegarmos os dados históricos, vemos que a média da temperatura máxima em Cuiabá (MT) é de 34ºC em novembro. Nesta segunda, às 17h, a temperatura chegou a 41,1º C. Em Mineiros (GO) a média histórica máxima é de 29.7º C e a máxima desta segunda chegou a 37.5º C”, compara.

O meteorologista e diretor da ignitia avalia que o padrão observado nos últimos dias é incomum e chega em um péssimo momento para a agricultura nacional. “A chuva ainda não ganhou ritmo nessa estação chuvosa e por isso, muitas áreas com soja recém-plantada têm apresentado resultados desanimadores, com casos de replantio devido aos problemas de tombamento”, afirma.

Na agricultura, as altas temperaturas podem causar queimaduras em folhas e frutos, além de sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, como a diminuição da fotossíntese.

A previsão do modelo europeu ECMWF com nove quilômetros de resolução indica a manutenção desse cenário. Para algumas regiões, como na divisa entre os Estados de Goiás e Mato Grosso, a previsão mostra possibilidade de temperaturas que podem ultrapassar os 44 graus, valor muito acima da média climática para a região. Temperaturas menos elevadas são esperadas somente no Sul do Brasil que está passando por um novo evento de chuva volumosa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ignitia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário