HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Chuva sem trégua no Sul e calorão acima de 40ºC na região Central do Brasil

Publicado em 14/11/2023 10:55 e atualizado em 14/11/2023 12:09
Inmet mantém alerta de chuvas intensas e também de onda de calor nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Enquanto o calorão com temperaturas na casa dos 40ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil. A atuação de uma frente fria ainda favorece a formação de nuvens carregadas pela região e são esperados temporais nesta terça-feira (14). 


"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca o alerta válido para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. 

A Climatempo acrescenta que na fronteira com o Uruguai, o céu fica nublado, mas ocorrem apenas chuviscos. No Vale do Itajaí, no sudoeste e extremo Sul do Paraná ocorrem em períodos de sol com muitas nuvens, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Já no restante do Paraná, o sol aparece forte nesta terça-feira, faz muito calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite.

A previsão do modelo Cosmo mantém a condição de chuva no Sul do Brasil até pelo menos o final desta semana. Entre quinta e sexta-feira (17), as chuvas voltam a ficar mais intensas no Rio Grande do Sul e o estado pode voltar registrar acumulados acima de 100mm em um curto período de tempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 14-11-2023 10-59-30
Fonte: Inmet


Já para as demais regiões do país, não há previsão de chuva significativa nas próximas 24 horas. Os modelos mantêm a previsão de tempo muito seco e temperaturas elevadas com a intensa onda de calor que atinge boa parte do país. 

De acordo com dados do modelo GFS, até pelo menos quinta-feira (16), as máximas podem alcançar máximas de até 48ºC em áreas do Centro-Oeste. O cenário mais crítico é previsto para o oeste do Mato Grosso do Sul. Sudeste e Matopiba também têm máximas previstas entre 38ºC a 44ºC nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

gfs_T2m_samer_fh6-90
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário