HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet emite novo alerta de tempestade para áreas já atingidas pelo excesso de chuva no Sul

Publicado em 21/11/2023 10:39
Modelos mantêm a previsão de avanço das chuvas para áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de tempestade válido para o Sul do Brasil nesta terça-feira (21). Áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas e fortes chuvas são previstas inclusive em áreas já bastante debilitadas pelo excesso de águas das últimas semanas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial do Inmet. O alerta é válido também para algumas áreas no sul de Santa Catarina. 

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu ontem um alerta de inundução nas margens do Guaíba e com inundação no Cais Mauá. 

"Alerta de inundação. Níveis em elevação nas margens do Guaíba e com inundação no Cais Mauá. Válido por 24h. Em caso de emergência ligue 190/193. Se você mora em áreas de risco ou com histórico de alagamentos, busque informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre as medidas de prevenção previstas no Plano de Contingência municipal", afirma a publicação. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê a permanência das chuvas no Sul do Brasil durante os próximos dias. A partir de quinta-feira (23) a chuva ganha ainda mais intensidade, com acumulados entre 20mm e 40mm no Rio Grande do Sul e avanço das áreas de instabilidade para áreas mais abrangentes de Santa Catarina e Paraná.

As chuvas também continuam chegando em áreas centrais do Brasil e o Inmet, inclusive, emitiu alerta de chuvas intensas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e sul de Goiás nesta terça-feira (21). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma. 

O próximo de semana será marcado pelo retorno de chuvas mais intensas em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Mato Grosso do Sul e São Paulo podem ficar em alerta para volumes expressivos, podendo ultrapassar os 70mm em algumas áreas. 

Veja o mapa de previsão de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 21-11-2023 10-40-57
Fonte: Inmet 

 


Últimas 24 horas

Confirmando as previsões anteriores, as chuvas começaram a retornar para áreas da região Central do Brasil.

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás nas últimas 24 horas, com acumulados entre 20mm e 40mm no período. 

Também choveu em áreas do Matopiba, mas ainda com irregularidade. O Inmet registrou chuva em Piauí, com acumulados entre 12mm e 15mm. O mesmo cenário foi observado no oeste da Bahia.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

24horas_211123
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário