HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Dados confirmam o retorno das chuvas e a boa notícias é que elas continuam nos próximos dias

Publicado em 23/11/2023 08:33 e atualizado em 23/11/2023 10:56
As principais regiões produtoras agrícolas do país continuarão recebendo bons volumes até a virada do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

Após um longo período de seca e altas temperaturas, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comprovam que a chuva realmente começou a chegar o Centro-Oeste do Brasil. No mapa de precipitação acumulada é possível observar que nos últimos dias choveu em toda área, assim como no Sudeste e com acumulados entre 25mm e 30mm em todos os estados. 

Além disso, os dados também mostram o início, ainda irregular, das chuvas em áreas do Matopiba, com precipitação acumulada entre 20mm e 40mm no período, sendo os volumes mais expressivos registrados na Bahia. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

ACUMULADO


A boa notícia é que depois de muita instabilidade também nos modelos, eles começam a indicar a permanência das chuvas em todo o país daqui pra frente. De acordo com atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA), divulgada na manhã desta quinta-feira (23), nos próximos sete dias são esperadas boas chuvas no Sudeste e em áreas do Cento-Oeste. Já no Matopiba, as chuvas devem dar uma pausa e acendem alerta no setor que monitora os impactos do El Niño na região. 


Entre os dias 1 e 9 de dezembro, o NOAA prevê uma nova rodada de chuva para o Sul do Brasil, assim como avanço das áreas de instabilidade para o Matopiba. Se as chuvas se confirmarem, os volumes podem chegar a 80mm em todas as regiões produtivas no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_231123
Fonte: NOAA

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

    As "previsões" feitas neste ano foram quase que 100% furadas. Ou os sistemas estão com problema, ou o tempo está boicotando os especialistas. Uma coisa é verdade: dias atrás comentei que em 37 anos de Mato Grosso, sempre foram notadas ocorrências de veranicos no início da temporada, porém neste ano, a coisa está séria, pois não se trata de veranico, e sim, de falta de chuvas.

    Minhas anotações somaram 57 mm em setembro, 199 mm em outubro e até agora, 40 mm em novembro. Isso sim, eu nunca vi no MT em 37 anos.

    Portanto, conforme a colocação de MERIE CORADI, antes de publicações deste gênero seria muito interessante a busca de informações mais precisas.

    1
  • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

    Isso não está 100% correto. Aqui na região de Nova Mutum-MT, há lugares com vários dias sem precipitação. Não tem nada de normal ou normalizando nisso.

    A notícia é muito generalizada e deveria buscar informações mais regionalizadas para ser correta.

    4
    • Giovani SÃO SEPÉ - RS

      com essa noticia de volta das chuvas eles aproveitam e derrubam o valor da soja.

      2
  • Merie Coradi Cuiaba - MT

    Mapa está bonitinho, mas não é essa a realidade no campo. No médio norte do MT ... mais da metade das lavouras não caiu um gota sequer de água... tem lavoura com 20, 25 dias sem chuva, péssimo. A noticiante deveria antes de fazer as afirmações, fazer contato com Sindicatos dos produtores rurais e tomar informações, porque informação errada é pior do que nenhuma informação.

    1