Previsão do tempo: Terça-feira será marcada por calor e pancadas de chuvas espalhadas por todo Brasil

Publicado em 05/12/2023 10:30
Condição típica da estação pode ser observada em importantes origens produtoras do país

Logotipo Notícias Agrícolas

A previsão do tempo para essa terça-feira (5) indica um dia típico da estação que se aproxima, o Verão: Em quase todo o país, o dia será marcado por calor e pancadas de chuva. De acordo com a Climatempo, o ar quente e úmido espalhado pelo Brasil vai favorecer a formação de nuvens carregadas em todas as áreas do Brasil. 

"O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul avança sobre o Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva no leste do Nordeste, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais", afirma a consultoria. 

Diante deste cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas e tempestades válido desde Santa Catarina até o Norte do Brasil. Apenas os extremos Riuo Grande do Sul e Nordeste do país não têm previsão de pancadas de chuva nesta terça-feira (5). 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é da permanência das chuvas nessas áreas nos próximos dias, levando inclusive alívio para áreas onde os produtores sentem com mais força os impactos da temporada de seca, já que as chuvas demoraram mais que o ideal para chegar. 

A partir do dia 7, quinta-feira, volta a chover também no Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. O modelo mantém as áreas de instabilidade para outras regiões do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 05-12-2023 10-31-40
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo Brasil: 


A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva em quase todo o Brasil nos próximos dias. 

No período entre 5 e 13 de dezembro, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 30mn e 90mm por país, com exceção do Norte e Nordeste. No Matopiba, o oeste da Bahia continuará sentido a irregularidade das chuvas. 

Entre os dias 13 e 21 de dezembro, o NOAA passa a indicar o avanço das chuvas para o Matopiba com maior abrangência e volumes mais significativos no período, além de manter a condição de chuva para as demais áreas do país.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_051223
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT

    Só para atualizar, na região de Nova Mutum, ontem amanheceu com uma chuva fina. Locais com acumulado de 20mm forma os mais beneficiados, porém em outros não chegou a 5mm. Durante o dia, sol de 35º. Então, a situação continua ruim. Se as previsões indicam chuvas boas a partir do dia 13, será muito tarde.

    E veja, toda a semana a previsão é jogada para a frente, pois dias atrás falaram que dezembro entraria com chuvas generalizadas, cadê?

    Tomara que melhore logo, mas...

    1