HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria e novo ciclone voltam a deixar Sul do Brasil em alerta; chuvas irregulares nas demais áreas

Publicado em 07/12/2023 10:38 e atualizado em 07/12/2023 13:03
Altas temperaturas e tempo mais seco ainda marcam as condições do tempo em boa parte do país

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma nova frente fria volta favorecer a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil. A região volta a ficar em estado de alerta e de acordo com a Climatempo, além da frente fria, um novo ciclone extratropical será formado, ficará em alto-mar, mas influenciará as chuvas na área. 

Os modelos meteorológicos, como por exemplo o Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê a condição para chuvas já nesta quinta-feira (7) no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São previstos acumulados de até 50mm no estado gaúcho e volumes entre 16mm e 40mm nos demais estados nas próximas 24 horas. 

Diante deste cenário, a Defesa Civil de Santa Catarina inclusive emitiu alerta para chuvas intensas nos próximos dias. Vale lembrar que o estado foi um dos mais castigados pelo excesso de água nos últimos meses. 

"Os temporais devem ocorrer principalmente entre a tarde e à noite. Antes das instabilidades, a sensação será de calor e abafamento, com temperaturas máximas entre 32°C e 37°C em trechos do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte, e entre 27°C e 31°C nas demais regiões, com valores menores nos pontos de maior altitude da serra. O mar apresentará pouca agitação, com ondas de leste entre 1,0 e 1,5 m. Atenção para rajadas de vento que variaram entre 40 e 50 km/h, durante os períodos de chuva intensa ganham força", afirma a previsão para esta quinta-feira (7). 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas horas: 

Sul_Inmet_071223
Fonte: Inmet 


Para as demais regiões do Brasil, continuam mantidas as previsões de um dia típico da estação: com altas temperaturas e pancadas de chuva no período da tarde. 

"A alta pressão atmosférica do Atlântico Sul influencia o norte do Rio De Janeiro, Espírito Santo, o centro, norte e o leste de Minas Gerais deixando o ar mais seco nestas regiões. Por isso, menos nuvens se formam, o sol fica forte o dia todo e não chove", complementa a Climatempo para a região Sudeste. 

No Centro-Oeste do Brasil, a tendência é de tempo mais seco e poucas nuvens, graças ao ar mais seco que predomina na região. As chuvas devem ocorrer de forma isolada em áreas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Ainda há risco de chuva moderada a forte no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul e no norte e noroeste de Mato Grosso", diz a Climatempo. 

Na região Nordeste, a previsão continua sendo de tempo seco, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O Inmet, inclusive, emitiu alerta amarelo de baixa umidade válido na área. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação. 

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo Brasil nas próximas 93 horas: 

GIF 07-12-2023 10-40-47
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário