Semana é marcada por irregularidade nas chuvas e cenário não deve mudar no médio prazo

Publicado em 08/12/2023 10:57
Chuvas continuam chegando com volumes baixos e sem favorecer todas as regiões produtoras do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Os últimos cinco dias foram marcados por chuvas espalhados por todo Brasil. Os dados registrados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que apesar do retorno gradual da precipitação, o cenário ainda é de bastante irregularidade em grande parte das áreas de produção agrícola do país. 

No mapa de precipitação acumulada dos últimos cinco dias, é possível observar que foram registradas chuvas entre 25mm e 40mm em quase todo o Brasil, mas que os volumes mais altos foram registrados de forma isolada em áreas de Minas Gerais, Mato Grosso e até no Tocantins. 

No Centro-Sul do país, confirmando as previsões, os volumes foram mais expressivos, com destaque para Mato Grosso do Sul que teve acumulados de até 80mm em algumas áreas. Também voltou a chover com bons volumes nos três estados da região Sul, com os acumulados mais signifcativos no Rio Grande do Sul. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo Brasil: 

Cincodias_INMET_081223

Para este final de semana não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo Brasil afora. A irregularidade deve ser mantida, assim como as altas temperaturas e chance de pancadas de chuva em quase todo o país. 

Uma frente fria que estava em atuação no Sul do Brasil começa avançar para o Sudeste, o que vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região nos próximos dias. Segundo os dados do modelo Cosmo, do Inmet, os volumes mais expressivos de chuva são previstos para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e extremo sul de Minas Gerais - com acumulados de até 40mm nas próximas 24 horas. 

Também pode chover no Centro-Oeste, mas de forma irregular e com volumes baixos. De acordo com o modelo, apenas a região leste em Mato Grosso pode ter volumes mais expressivos, com acumulados entre 20mm e 30mm no período. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

GIF 08-12-2023 11-00-12
Fonte: Inmet 


Já no Sul do Brasil, depois da passagem da frente fria, uma massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas na região. Os dados são da Climatempo e indicam queda nas máximas principalmente no Rio Grande do Sul. A massa de ar polar vai diminuir a chance de chuva no estado gaúcho e em parte de Santa Catarina. 

"Em todo o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, o dia é com sol, ainda entre muitas nuvens. Pode garoar de manhã na Grande Porto Alegre. Há condições para nevoeiro ao amanhecer no sul gaúcho. Na serra catarinense, no norte e litoral de Santa Catarina e no  Vale do Itajaí, no sudoeste e leste do Paraná, chove várias vezes, mas o sol aparece um pouco, entre muitas nuvens", afirma a consultoria.  

Já as demais áreas do Paraná têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário