HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Previsão estendida prevê boas chuvas espalhadas pelo Brasil até a primeira semana de janeiro

Publicado em 18/12/2023 10:44 e atualizado em 18/12/2023 11:24
Depois do calorão, nova frente fria vai favorecer formação de nuvens carregadas já nesta segunda-feira

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois das altas temperaturas do último final de semana, os modelos meteorológicos começam a mostrar o retorno das chuvas para algumas regiões do país. 

De acordo com atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda-feira (18) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a tendência é de chuva para todas as regiões do país nesta semana. 

No período entre 18 e 26 de dezembro, o modelo norte-americano prevê chuvas chegando até o Matopiba, com acumulados entre 30mm e 60mm no período. Os volumes mais altos são previstos para a região Sul do Brasil. 

A boa notícia é que se confirmadas, as chuvas podem persistir até pelo menos a primeira semana de janeiro. As chuvas podem dar uma trégua no Rio Grande do Sul, mas continuam previstas para áreas de Santa Catarina e Paraná. O modelo também prevê boas chuvas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, além de prever a permanência da chuva em todo Centro-Oeste e no Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_181223
Fonte: NOAA 


Próximas 24 horas 

 De acordo com a Climatempo, o avanço de uma frente fria vai favorecer as condições de chuva no Sul do Brasil nesta segunda-feira (18). 

Segundo a consultoria, o risco de temporais aumenta em todo o estado gaúcho, com possibilidade de chuva já durante o começo do dia na Fronteira Oeste, no sudoeste e sul gaúcho; onde na maior parte do dia o predomínio será de céu mais encoberto. Grande Porto Alegre e demais áreas do estado, terão boas aberturas de sol, mas o tempo fica instável e com alerta para temporais já ente o final da manhã e o início da tarde. A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50mm só nesta segunda em grande parte do estado, além de ventos, podendo variar entre 71 a 90 km/h.

Os dados do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes para o sul do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem ultrapassar os 60mm nas próximas 24 horas. O modelo mostra ainda o avanço do sistema para outras regiões como Santa Catarina e Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm no período. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 18-12-2023 10-50-27
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário