HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Últimos dias da Primavera: Chuvas começam a se espalhar por todo Brasil

Publicado em 19/12/2023 10:28
Alívio deve chegar para as principais regiões produtoras agrícolas do país; primeiras chuvas chegam com intensidade

Logotipo Notícias Agrícolas

Os últimos dias da primavera serão marcados pela volta da chuva em importante áreas de produção agrícola do país. A estação que foi marcada por ondas de calor intensas e chuvas irregulares tem agora a previsão do avanço de áreas de instabilidade do sul ao norte do país. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade começam a ganhar força nesta terça-feira (19). No modelo Cosmo é possível ver a previsão de chuvas em todo o Brasil, mas ainda com muita irregularidade. 

Os volumes também continuam abaixo do ideal, mas em algumas localidades o acumulado pode ultrapassar os 30mm. A tendência é que a chuva ganhe intensidade nos próximos dias em áreas como norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. 

As três regiões têm sentido os impactos da seca e altas temperaturas. Entre esta terça e quarta-feira (20), a tendência é que as chuvas cheguem com intensidade e o sul da Bahia pode ter acumulados ficando acima até de 70mm. Devido as altas temperaturas das últimas semanas, as primeiras chuvas podem chegar com intensidade e potencial para ventania e queda de granizo em todo Centro-Norte do Brasil. 

Também são previstas chuvas para o Centro-Oeste. O modelo prevê acumulados entre 20mm e 40mm nos próximos dois dias, com destaque para Goiás que deve receber as chuvas mais significativas no período. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 19-12-2023 10-29-30
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) nesta manhã, mantém a previsão de boas chuvas para todo nos próximos dias. 

No período entre 19 e 27 de setembro, o modelo norte-americano prevê acumulados entre 40mm e 80mm em todo país. Os volumes mais expressivos são esperados para Minas Gerais no período. Além disso, o NOAA reduz as chuvas para o Sul do Brasil nos próximos sete dias. 

A tendência é que entre os dias 27 de dezembro e 4 de janeiro, as chuvas ganhem ainda mais intensidade na região Central do Brasil e também em áreas do Matopiba. A tendência é que as duas regiões registrem acumulados acima de 100mm no período, além de manter a previsão de volumes mais baixos para o sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_191223
NOAA_191223

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário