Fevereiro terá temperaturas acima da média em praticamente todo o País, segundo o Inmet

Publicado em 01/02/2024 11:23 e atualizado em 01/02/2024 12:18
Calor tem sido problema para desenvolvimento da soja em diversas regiões

Logotipo Notícias Agrícolas

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País, de acordo com a previsão climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro. Em toda a região Centro-Oeste o calor deve ser entre 0,5 até 2°C além do normal, condição semelhante também para Norte e Nordeste.

Apenas localidades mais ao leste das regiões Sul e Sudeste, além de alguns pontos isolados, devem registrar anomolia dentro ou abaixo da média. Com isso, segundo a previsão climatológica do Inmet, a temperatura média para fevereiro ficará torno dos 30ºC em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Veja abaixo os mapas de anomalia de temperatura (à esquerda) e temperatura média (à direita).

ANOMALIAEMEDIATEMPERATURA-FEV2024
Anomalia de temperatura e temperatura média para fevereiro. Fonte: Inmet

Durante os últimos dias, o Notícias Agrícolas recebeu diversos relatos por meio do acompanhamento do Realidades da Safra, informando que as altas temperaturas, mais do que a falta de chuvas, foram responsáveis pela queda de produtividade nas lavouras de soja em estados de Paraná, São Paulo Mato Grosso e Goiás, este último onde até mesmo áreas irrigadas registraram perdas.

+ Altas temperaturas em Cândido Mota (SP) devem causar perdas tanto na soja em sequeiro quanto irrigada, diz produtor

+ Perdas na safra de soja em São João (PR) devem chegar entre 20% a 25%, diz presidente do Sindicato Rural

+ Montividiu (GO) já tem 20% das áreas de soja colhidas, com perdas ainda sendo estimadas, aponta líder do Sindicato Rural

+ Primeiras áreas colhidas de soja em Canarana/MT produziram entre 20 e 40 sc/ha

 

Previsão de chuvas para os próximos dias e prognóstico de fevereiro 

Em relação às chuvas, o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) prevê, para o período entre os dias 1 e 9 de fevereiro, os maiores volumes de chuva mais concentrados na Região Norte, norte de Mato Grosso e partes do Matopiba e Minas Gerais, superando até 100 milímetros em algumas áreas. A quantidade será menor no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sudeste e, principalmente, no Rio Grande do Sul e Nordeste.

Para o período entre 9 e 17 de fevereiro, as chuvas devem retornar para o Rio Grande do Sul e ficar mais espalhadas pela região Centro-Oeste, chegando também ao Mato Grosso do Sul, e pelo Matopiba. Confira os mapas do NOAA:

NOAA-01_09FEV-09_17FEV
Precisão de chuvas entre os dias 01 e 17 de fevereiro. Fonte: NOAA

No mês de fevereiro como um todo, o prognóstico do Inmet é de que as chuvas sejam abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás. Em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, as chuvas devem ser dentro ou ligeiramente acima da média.

Segundo o instituto, considerando o impacto para a safra brasileira de grãos: “é possível observar que áreas do Brasil Central e do Matopiba apresentaram aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro/2023 e janeiro/2024, possibilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Para fevereiro/2024, a previsão de chuva acima da média irá contribuir para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra”.

Na Região Sul, “os volumes de chuva previstos acima da média para o mês de fevereiro/2024 tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras. Entretanto, em áreas onde a previsão indica chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média, podem afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica”.

ANOMALIA_CHUVAFEV2024
Anomalia de chuvas para fevereiro. Fonte: Inmet

 

Perigo de chuvas intensas nesta quinta-feira (01)

O Inmet alerta para grande perigo de tempestade nesta quinta-feira (01) no litoral sul do Rio de Janeiro. Também há risco de chuvas intensas em todos estado fluminense, parte de São Paulo, Espírito Santo,  Minas Gerais, Goiás, Palmas, Maranhão, Pará, Rondônia e Amazonas.

ALERAINMET_01022024
Alertas de riscos de chuvas intensas no Brasil. Fonte: Inmet

 

Primeira semana de fevereiro terá chuvas de até 30 milímetros na Argentina

Na primeira semana de fevereiro, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina indica volumes de chuva entre 5 e 30 milímetros na parte centro-norte do país. A maior concentração será na divisa entre as províncias de Córdoba, La Pampa e Província de Buenos Aires, além da fronteira entre San Salvador de Jujuy e Salta. Esse total é menor do que a média argentina, sobretudo para regiões situadas mais a nordeste, próximas da divisa com Uruguai e Rio Grande do Sul.

Deve começar a chover com mais intensidade na segunda semana do mês, entre os dias 8 e 14 de fevereiro, sobretudo na parte nordeste do país. Os volumes previstos estão predominantemente entre os 20 e 40 milímetros em Corrientes, Misiones, Formosa, Chaco, Santa Fé, Tucumán, Santiago del Estero, Córdoba e partes ao leste de Salta, Jujuy, Catamarca, A Rioja, San Luis e norte de La Pampa e Província de Buenos Aires. Nas demais províncias, as chuvas não devem superar os 20 milímetros no período de sete dias. Esse total é dentro da média ou até um pouco acima em praticamente toda Argentina para o período.

ARGENTINAFEV1-14_2024
Pronóstico de chuvas para a Argentina entre os dias 01 e 07 de fevereiro (à esquerda)
e 08 e 14 de fevereiro (à direita). Fonte: Serviço Meteorológico Nacional da Argentina

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário