HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Atenção no Sudeste: Inmet e Marinha confirmam formação de novo ciclone subtropical

Publicado em 15/02/2024 10:53
Condições estão sendo monitoradas e região pode ter volumes expressivos e muita ventania nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Os próximos dias serão marcados por chuva forte no Sudeste do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou recentemente que a formação de um novo ciclone subtropical, que se forma em alto-mar, vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro que devem receber os volumes mais expressivos. A informação também foi confirmada pela Marinha do Brasil. 

"O fenômeno vai provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty", afirma a publicação oficial. Dependendo das condições fenômeno nos próximos dias, o sistema poderá ser classificado como tempestade subtropical. 

Mapa de pressão atmosférica com destaque para a área de atuação do ciclone:

Ciclone

Segundo os dados do modelo Cosmo, já nesta quinta-feira (15) é possível observar a formação de nuvens mais carregadas no Sudeste do Brasil. Áreas do Rio de Janeiro, São Paulo e até Minas Gerais podem ter acumulados entre 50mm e 60mm nas próximas 24 horas. 

O Inmet mantém o estado de alerta para chuvas intensas válido até amanhã em todo Sudeste, centro-leste de Mato Grosso do Sul e em áreas do Paraná. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o comunicado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 15-02-2024 10-56-21
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta quinta pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a previsão de boas chuvas para o Centro-Norte do Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 15 e 23 de fevereiro, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 90mm e 150mm. Os bons volumes, inclusive, chegam para o oeste da Bahia e norte de Minas Gerais. 

De acordo com o mapa, entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março, o tempo volta a ficar mais seco nessas áreas. Além disso, mostra irregularidade nas chuvas no Centro-Sul do Brasil. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_150224
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário