Inmet alerta para perigo de chuvas intensas e tempestade no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 21/03/2024 10:25
Alguns locais devem registrar chuvas com acumulados de até 60mm/h e ventos de até 100km/h

Logotipo Notícias Agrícolas

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil vão registrar tempestades e chuvas intensas entre esta quinta-feira (21) e a sexta-feira (22), de acordo com o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com destaque ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Durante a última madrugada, uma tempestade atingiu o estado do Rio Grande do Sul e deixou estragos. Na quarta-feira (20), ventos fortes e granizo também foram registrados na Argentina, conforme noticiado pelo Notícias Agrícolas.

Nesta quinta-feira, o Inmet mantém até às 12h alerta de grande perigo para tempestade em todo o norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Podem ocorrer chuvas maiores que 100mm/dia, ventos superiores a 100hm/h e queda de granizo. Também há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

GRANDEPERIGO_SUL_210324
Mapa de aviso de grande perigo de tesmpetade. Fonte: Inmet

Para o sul, oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul há aviso de perigo de tempestade até às 4h de sexta-feira. Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. Existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos  

Há perigo de chuvas intensas durante toda esta quinta-feira para o estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas, Palmas e Maranhão. Nesses locais, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos  de 60 a 100 km/h.

PERIGO_210324
Mapa de aviso de perigo de tempesta de à direita
e perigo de chuvas intensas à esquerda. Fonte: Inmet

Municípios do Sudeste têm alerta de grande perigo a partir de sexta-feira (22)

Todo o Rio de Janeiro e municípios de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo mais próximos do estado fluminense têm alerta de grande perigo de chuvas intensas entre a sexta-feira (22) e as 10h do domingo.

Pode ocorrer chuva superior a 60m/h ou maior do que 100mm/dia e ventos superiores a 100 mm/dia. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

O Inmet instrui que os moradores dessas áreas desliguem desliguem aparelhos e quadro de energia; em caso de enxurrada ou similar, coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos; em caso de  de situação de grande perigo confirmada, procurem abrigo e evitem permanecer ao ar livre. Mais informações podem ser obtidas to à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

GRANDEPERIGO_TEMPESTADE_210324
Mapa de aviso de grande perigo de tempestade. Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário