Tempestade atinge o oeste do país a partir desta terça (27)
Áreas de instabilidades, associadas a massa quente, úmida e instável combinada ao padrão de vento ao longo da coluna atmosférica, manterão as condições de tempo severo na porção oeste do Brasil. Além disso, uma frente fria avançará na Região Sul entre noite desta terça (27) e a madrugada de quarta (28) reforçando ainda mais a instabilidade e a condição de temporais nessas áreas.
As áreas mais afetadas com a tempestade são o centro-oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, boa parte do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso e sul de Rondônia.
Nessas áreas, os volumes de chuva podem chegar a 100 mm em 24 horas. As instabilidades poderão ser acompanhadas, localmente, de rajadas de vento em torno dos 100 km/h, muitos raios e queda de granizo, de acordo com o aviso laranja (perigo).
À medida que essas instabilidades avançam nessas regiões combinadas com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar, as temperaturas deverão cair a partir de amanhã (28) desde o Rio Grande do Sul até áreas da Amazônia como Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas evidenciando o fenômeno conhecido como Friagem.
A previsão é que, até sexta-feira (30), as temperaturas apresentem uma queda expressiva de mais de 15°C, especialmente em algumas áreas do Sul do Brasil. O frio deve avançar no país abrangendo ainda áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais, conforme indicam os avisos laranja emitidos pelo Inmet.
0 comentário
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22) para todo o Brasil
Temperaturas mais altas e chuvas irregulares vão marcar o verão, segundo a Climatempo
Apesar de chuvas espalhadas pelo país, áreas do Nordeste têm alerta para baixa umidade
Nottus avalia verão com mais chuva e calor menos persistente no país